PT escolhe quem vai conduzir o partido nas eleições de 2014

O PT realiza no próximo domingo (10) o Processo de Eleições Diretas para eleger os presidentes nacional, estaduais e municipais que estarão à frente do partido nas eleições do próximo ano. Mais de 14 mil filiados em Mato Grosso do Sul estão aptos a votar. Para o diretório estadual não há disputa, mas dois candidatos […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O PT realiza no próximo domingo (10) o Processo de Eleições Diretas para eleger os presidentes nacional, estaduais e municipais que estarão à frente do partido nas eleições do próximo ano. Mais de 14 mil filiados em Mato Grosso do Sul estão aptos a votar.

Para o diretório estadual não há disputa, mas dois candidatos concorrem ao comando do partido em Campo Grande: Elza Soares e Gildo OIiveira, que concorre à reeleição.

Mais uma vez o ex-governador Zeca do PT e o senador e pré-candidato ao governo Delcídio do Amaral estão de lados opostos. Elza tem apoio do vereador. Gildo é apoiado pelo congressista.

Ex-presidente regional e ex-tesoureira do PT, Elza Soares prometeu resgatar bandeiras históricas e mudar a imagem da sigla. “O partido não pode ser movido por interesses eleitoreiros”, disse.

Ela é ligada historicamente ao deputado Antonio Carlos Biffi e disse ter apoio de deputados estaduais e de outras lideranças ligadas à educação, como Jaime Teixeira, ex-presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação); e Geraldo Alves, presidente do ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação).

Já Gildo não falou com a reportagem. Um assessor atendeu o celular do atual presidente e afirmou que as normas internas do PT impedem os candidatos de darem entrevista. O presidente regional do PT, Marcus Garcia, confirmou a informação. Ele explicou que o regulamento do PED (Processo de Eleições Diretas) impede o candidato de fazer propaganda e se manifestar publicamente à imprensa.

Na capital de Mato Grosso do Sul, a eleição será realizada em urnas de papel. A votação será realizada das 9h às 17h na Câmara Municipal. Estão aptos a votar 3.900 filiados em Campo Grande.

Para o Diretório Estadual, o candidato único a presidente é o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte. E para a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores são seis candidatos: Markus Sokol, Paulo Texeira, Renato Simões, Rui Falcão, Serge Goulart e Valter Pomar.

Marcus Garcia pretende fazer uma entrevista coletiva na segunda-feira, às 14h, para divulgar oficialmente o resultado da eleição.

Conteúdos relacionados