Professores e estudantes Três Lagoas participaram de seminário da Petrobrás

Professores e estudantes de 15 escolas municipais de Três Lagoas participaram na última quinta-feira (28) do Seminário de Avaliação e Devolução dos Programas Ambientais. Promovido pela Petrobras, o event apresentou os programas socioambientais desenvolvidos na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP) e no entorno do município. O evento ainda contou com a participação de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Professores e estudantes de 15 escolas municipais de Três Lagoas participaram na última quinta-feira (28) do Seminário de Avaliação e Devolução dos Programas Ambientais. Promovido pela Petrobras, o event apresentou os programas socioambientais desenvolvidos na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes (UTE LCP) e no entorno do município. O evento ainda contou com a participação de moradores de diversas comunidades, presidentes de associações de moradores e autoridades locais, que lotaram o auditório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

“Trouxemos aqui os resultados das pesquisas e ações desenvolvidas durante anos por muita gente séria e qualificada. Um resultado que vai desde a manutenção da diversidade de animais no entorno da usina, passando pela boa qualidade do ar e também das águas”, destacou o gerente da UTE, Marcelo Ferreira Pelegrini, que detalhou ainda o funcionamento e a importância econômica da termelétrica. “Promovemos aqui uma oportunidade única para mostrar nosso trabalho e responsabilidade ambiental para esse público tão diverso, que vai de crianças a idosos”, concluiu.

Os programas foram detalhados pela engenheira de Meio Ambiente, Ágatha Comineti que citou, por exemplo, a presença de aves que têm sido consideradas indicadoras ambientais, como algumas espécies de pica-paus, por serem as primeiras a desaparecer em áreas impactadas. “Além dos pássaros, catalogamos a presença de répteis e até tamanduás, comprovando que o meio ambiente está sendo preservado e os impactos estão sob controle”, enfatizou a engenheira, ao explicar que o monitoramento da fauna, do ar, água e resíduos é constante.

Tal projeto culminou ainda na edição de um livro sobre o desenvolvimento sustentável da área situada às margens do rio Sucuriú, apresentado, durante congresso na Costa Rica a representantes do México, Uruguai, da Espanha, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina e considerado referência internacional. “Hoje conseguimos devolver à sociedade o resultado das ações que acontecem em Três Lagoas e servem de exemplo a outras empresas”, finalizou a professora.

Atualmente, são desenvolvidos 11 programas ambientais na UTE LCP:

Programa de Gerenciamento de Emissões Atmosféricas – monitora os gases de queima dos quatro turbo-geradores de energia elétrica para assegurar que os níveis de emissão estejam nos limites permitidos pela legislação.

Programa de Monitoramento da Qualidade do Ar – monitora a qualidade do ar em Três Lagoas em uma estação que opera ininterruptamente no bairro Vila Nova. Os gases monitorados podem ser resultantes das emissões de várias fontes, tais como automóveis, atividades industriais e queimadas.

Programa de Monitoramento da Fauna Terrestre – monitora trimestralmente a presença de aves, répteis e mamíferos em parte da área da Cascalheira e em parte da Reserva Biológica das Capivaras. Esta ação mostra que após o isolamento da área da Cascalheira, a quantidade e a diversidade dos animais no local têm aumentado, tendo sido detectadas, até março deste ano, dentre outras, 273 espécies de aves.

Programa de Educação Ambiental – Espaço de Educação Ambiental onde são desenvolvidas atividades de formação, com apresentações teatrais e ações do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet). Já foram capacitados 5.281 alunos e 260 professores da rede municipal de ensino.

Programa de Comunicação Social – promove visitas de membros da comunidade, estudantes de diversos níveis e familiares de seus colaboradores às instalações da Usina para que conheçam de perto suas atividades.

Programa de Monitoramento de Ruídos – avalia periodicamente o impacto do ruído provocado pela térmica no seu entorno.

Programa de Monitoramento do Lençol Freático – monitora a qualidade da água subterrânea na área da UTE LCP.

Programa de Monitoramento Aquático – monitora a qualidade das águas e a fauna do Lago Jupiá.

Programa de Gerenciamento de Efluentes – monitora todos os efluentes da UTE LCP de acordo com os parâmetros ambientais em vigor.

Programa de Gerenciamento de Resíduos – gerencia e providencia a destinação final ambientalmente adequada de todos os resíduos da usina.

Programa de Resgate e Manejo de Fauna – animais encontrados na área da usina são avaliados por um veterinário, recebem cuidados do mesmo se necessário, e são devolvidos à natureza.

Conteúdos relacionados