Petista cita mensalão e provoca ‘jovem’ FHC
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que a oposição tentou “acabar com o PT” e com seu governo em 2005. Na única vez em que usa a palavra “mensalão”, aproveita para provocar o PSDB e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso. “Tentaram usar o episódio do mensalão para acabar com o PT e, obviamente, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirma que a oposição tentou “acabar com o PT” e com seu governo em 2005. Na única vez em que usa a palavra “mensalão”, aproveita para provocar o PSDB e seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso.
“Tentaram usar o episódio do mensalão para acabar com o PT e, obviamente, acabar com o meu governo. Na época, tinha gente que dizia: ‘O PT morreu, o PT acabou’. Passaram-se seis anos e quem acabou foram eles”, diz o ex-presidente no livro 10 Anos de Governos Pós-Neoliberais: Lula e Dilma. “O DEM nem sei se existe mais. O PSDB está tentando ressuscitar o jovem Fernando Henrique Cardoso porque não criou lideranças, não promoveu lideranças. Isso deve aumentar a bronca que eles têm da gente – que, aliás, não é recíproca.”
Era a segunda citação de Lula ao escândalo de 2005. Na primeira vez que menciona o episódio, ele se refere apenas à “denúncia” e descreve como era a “sala de situação” para lidar com o caso. “Quando saiu a denúncia, foi uma situação muito delicada”, recorda. “Eu tinha uma equipe e criamos uma sala de situação, da qual participavam Dilma (Rousseff, que foi titular de Minas e Energia e da Casa Civil no governo Lula), Ciro (Gomes, então ministro da Integração Nacional), Gilberto (Carvalho, então chefe de gabinete de Lula) e Márcio (Thomaz Bastos, da Justiça) ”
Em outra menção a FHC, Lula cita o escândalo da emenda da reeleição. Ao recordar os primórdios do PT, o ex-presidente conta ter ido ao Acre “para convencer o Chico Mendes a entrar no PT, para convencer o João Maia – aquele que recebeu dinheiro para votar na eleição do Fernando Henrique Cardoso e era advogado da Contag – a entrar no PT”.
Em 1997, Maia foi expulso do PFL (hoje DEM) e renunciou ao mandato após ser acusado de vender seu voto. No livro A Arte da Política – A História que Vivi, FHC não descarta que os deputados do Acre tenham sido comprados, mas diz que havia governadores e prefeitos interessados na aprovação e nega envolvimento do governo federal.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Dois ficam feridos e carro parte ao meio após batida com SW4 na BR-163 em MS
Veículo SW4 capotou, parando a alguns metros de distância após a batida
Você também pesquisou isso? Principais buscas do Google escancaram um 2024 peculiar
Que 2024 foi esse? Buscas mais realizadas no Google montam um panorama do interesse coletivo dos brasileiros este ano
Após pedido de cassação, Ministério aponta irregularidades em contas de prefeito eleito em Nova Andradina
Anteriormente, TRE-MS emitiu parecer técnico pela aprovação de contas
ISMAC promove Festival de Judô como parte da programação do Mês Social do Cego
Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos possui uma das principais equipes de judô paralímpico do País, com três atletas na seleção brasileira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.