ONU vai investigar se Coreia do Norte cometeu crimes contra humanidade

As Nações Unidas informaram que irão investigar a possibilidade de crimes contra a humanidade terem sido cometidos na Coreia do Norte. A medida foi recomendada numa resolução do Conselho de Direitos Humanos, aprovada em março pelo órgão da ONU. Liberdade de Expressão A comissão, de três integrantes, será presidida pelo ex-juiz australiano, Michael Donald Kirby, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As Nações Unidas informaram que irão investigar a possibilidade de crimes contra a humanidade terem sido cometidos na Coreia do Norte.

A medida foi recomendada numa resolução do Conselho de Direitos Humanos, aprovada em março pelo órgão da ONU.

Liberdade de Expressão

A comissão, de três integrantes, será presidida pelo ex-juiz australiano, Michael Donald Kirby, e contará também com a advogada de direitos humanos da Sérvia, Sonja Biserko e com o relator especial para a Coreia do Norte, Marzuki Darusman, da Indonésia.

O porta-voz do Conselho de Direitos Humanos, Rolando Gomez, explicou a tarefa da comissão durante o inquérito.

Gomez afirmou que os três especialistas irão examinar violações do direito ao alimento, relatos de abusos em campos de prisioneiros, tortura e tratamento desumano. Um outro problema são casos de discriminação, prisões arbitrárias e limites à liberdade de expressão.

O porta-voz contou que a situação é grave, e foi por isso que o Conselho foi chamado a agir.

O objetivo da comissão é apurar as denúncias e produzir um relatório que será entregue ao Conselho de Direitos Humanos cobrando prestação de contas do governo norte-coreano sobre os relatos de violações.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados