Na reta final da campanha, vacinação contra gripe atinge 63% em Campo Grande

Para atingir a meta, equipes de Saúde da Família estarão durante toda a semana fazendo busca ativa a fim de conscientizar as pessoas para se imunizarem

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Para atingir a meta, equipes de Saúde da Família estarão durante toda a semana fazendo busca ativa a fim de conscientizar as pessoas para se imunizarem

Falta apenas cinco dias para terminar a campanha nacional de vacinação no país, próxima sexta-feira (10). E apesar de o prazo já ter sido estendido, em Campo Grande cerca de 40% do público-alvo ainda precisa se vacinar. Até a última quinta-feira (2), o índice de cobertura era de 63,28% da meta – 131.370 pessoas.

O prazo foi estendido pelo Ministério da Saúde devido ao baixo índice de cobertura em todas as regiões do país. Por isso, para atingir o total esperado equipes de Saúde da Família estarão durante toda a semana fazendo busca ativa como forma conscientizar as pessoas que compõem o público-alvo da campanha nacional se imunizarem.

Dos grupos, os que mais compareceram às unidades de saúde foram os idosos, com índice de 72,74% da meta. O menor índice ficou com a população indígena, com percentual de 32,53%. Na avaliação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o total de índios a ser imunizados em Campo Grande é superestimado pelo Ministério.

Entre os mais vulneráveis à gripe – crianças com idade entre seis meses e menos de dois anos e gestantes, apenas no Distrito Sanitário Sul as mulheres grávidas compareceram em índice superior a 50% (53,75%). Nos outros três distritos, o índice para este público não chega a 50%.

No caso das crianças, a situação é inversa, mas ainda não é o desejável. Em três distritos, a cobertura de imunização na população infantil supera um pouco os 50% e no distrito oeste este índice é de 48,59%.

Influenza

A gripe é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, de grande interesse da saúde publica, devido ao seu potencial em levar a complicações graves e ao óbito, especialmente dos grupos de risco.

A principal tecnologia disponível para a prevenção desta infecção é a vacina. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas e reduziu, consideravelmente, os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe.

Os grupos a serem vacinados são crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas até 45 dias pós-parto, indígenas aldeados, profissionais da saúde, doentes crônicos e a população privada de liberdade.

(Com informações da PMCG)

Conteúdos relacionados