MS tem 53,8% dos municípios que figuram na lista dos devedores da União

Das 79 cidades do Estado, 42 delas foram incluídas no Cauc (Cadastro Único de Convênios)

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Das 79 cidades do Estado, 42 delas foram incluídas no Cauc (Cadastro Único de Convênios)

Em razão de pendências financeiras e administrativas, deixadas pelos antigos administradores, mais da metade dos atuais prefeitos de cidades de Mato Grosso do Sul estão impedidos de celebrar convênios e obter recursos com a União. Das 79 cidades do Estado, 42 delas – ou seja, 53,8% – foram incluídas no Cauc (Cadastro Único de Convênios), espécie de SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) das cidades.

MS é o Estado com menor número de municípios com itens a comprovar, conforme o relatório do Tesouro Nacional. No entanto, foi registrado um crescimento de 31,3% em fevereiro em comparação ao mês anterior, quando havia 32 municípios em situação irregular.

De acordo com a CNM, os dados do Cauc são atualizados frequentemente e, os números apontados na pesquisa levam em consideração as informações divulgadas pela STN até o dia 20 de fevereiro.

Em todo o país, 80,1% dos municípios estão impedidos de obter recursos com a União. São 4.458 cidades brasileiras.

O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, pontua que a ausência de prestação de contas e pagamento de previdência dos funcionários são os principais motivadores da inclusão no Cauc.

O Piauí é o Estado com maior número de municípios com itens a comprovar. De um total de 224, 216 deles – ou 96,4% -, não podem firmar convênios com o governo federal. Em seguida vêem Amazonas (95,2%), Pará (95,1%), Tocantins (95,0%) e Pernambuco (94,6%). Entre os Estados com o menor porcentual estão Mato Grosso do Sul (53,8%), Rio Grande do Sul (56,9%) e Paraná (68,2%).

Conteúdos relacionados