Leilão da BR-163 em Mato Grosso do Sul pode terminar sem interessados, diz jornal
Apesar do empenho do ministro dos Transportes, César Borges, o leilão de concessão do trecho da BR-163 que atravessa Mato Grosso do Sul pode terminar sem interessados. É o que diz reportagem deste sábado (23) do jornal Folha de S. Paulo. O temor existe, em parte, porque no mês de setembro o leilão da BR-262 […]
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Apesar do empenho do ministro dos Transportes, César Borges, o leilão de concessão do trecho da BR-163 que atravessa Mato Grosso do Sul pode terminar sem interessados. É o que diz reportagem deste sábado (23) do jornal Folha de S. Paulo.
O temor existe, em parte, porque no mês de setembro o leilão da BR-262 (MG-ES) terminou sem interessado. Foi a primeira vez na história que isso aconteceu em um leilão federal.
Para evitar uma nova falta de concorrência, o ministro passou a conversar pessoalmente com executivos do setor e, segundo o jornal, tem ouvido das companhias garantias de que haverá disputa nos dois primeiros leilões: da BR-163 em Mato Grosso (o trecho tem 851 km) e das BRs 060, 153 e 262, ligando Brasília (DF) a Betim (MG) em um total de 1.177 km.
No entanto, para a licitação do trecho em Mato Grosso do Sul da BR-163 a dúvida sobre qual o valor viável para o pedágio pode fazer naufragar a concorrência. O teto fixado pelo governo é de R$ 9,27 por 100 km.
“Se as empresas não conseguirem oferecer um desconto que permita cobrar um preço nem muito caro para o consumidor, nem muito baixo para quem vai administrar a rodovia, o leilão pode acabar sem interessados”, afirma o diário.
Ainda conforme a reportagem, outro fato que pode atrapalhar os leilões é a suposta falta de capital das empresas.
O leilão da BR-163 em Mato Grosso do Sul foi marcado para o dia 17 de dezembro, às 10h, na BM&FBOVESPA, em São Paulo, mas os envelopes contendo as propostas econômicas e os documentos de qualificação, juntamente com as garantias, deverão ser entregues até o dia 13.
A concessão é para os 847,2 quilômetros da rodovia no Estado. A empresa vencedora deverá duplicar a pista, recuperar, executar os serviços de manutenção e conservação e implantar melhorias.
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