IPI não é repassado para o preço do carro: alta foi de 0,79%

Com a volta do IPI ao preço do carro em janeiro, ainda que parcial, a expectativa do mercado era de um aumento do preço para o consumidor. Mas o aumento foi bem menor do que os 2% acrescido no imposto. O levantamento feito pela Agência AutoInforme com números da Molicar mostra que o Preço de […]

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Com a volta do IPI ao preço do carro em janeiro, ainda que parcial, a expectativa do mercado era de um aumento do preço para o consumidor. Mas o aumento foi bem menor do que os 2% acrescido no imposto. O levantamento feito pela Agência AutoInforme com números da Molicar mostra que o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o preço realmente praticado no mercado, teve um aumento de 0,79% no primeiro mês do ano.

Apesar disso, alguns carros tiveram aumentos de até 10%, como a Ranger cabine dupla e o Minibus Master e outros ficaram até 7% mais baratos, como o Jumper Furgão, Palio Weekend e BMW 760. (Veja tabela)

O grande estoque herdado do ano passado, com carros faturados com o IPI mais baixo, contribuiu para a contenção dos preços. 2013 começou com mais de 300 mil carros nos pátios das concessionárias, o que contribuiu para que janeiro se tornasse o melhor da história, com 296 mil unidades vendidas.

A tendência, portanto, é de nova alta em fevereiro, já que os estoques do ano passado acabaram e o mercado está trabalhando com os lotes faturados já com o IPI de 2% para carros 1.0 e 7% para carros até 2.0

Das 51 marcas avaliadas, onze tiveram aumento de preço acima da média do mercado, entre elas as líderes Fiat (+1,54%) e Volkswagen (+1,52%). A marca que teve o maior aumento de preço em janeiro foi a Changan, com 8,49%. Os preços da Hyundai também subiram acima da média: 2,74%. Outras sete marcas tiveram majoração nos preços, mas abaixo da média, casos da GM (+0,57%) e da Ford (+0,48%).

17 marcas mantiveram os preços estáveis (veja tabela) e 16 apresentaram queda de preço em janeiro.

A pesquisa de preços feita pelo Molicar considera todas as marcas presentes no mercado, desconsiderando modelos que não oferecem um número mínimo de oferta, para garantir a confiabilidade da amostra. O cálculo da evolução dos preços é feito ponderando o peso de cada carro no mercado, de acordo com o seu volume de vendas.

Como será a volta do IPI

Carro 1.0: Janeiro 2%. Abril 3,5%. Julho 7%

Carro 2.0 flex: Janeiro 7%. Abril 9%. Julho 11%

Carro 2.0 gasolina: Janeiro 8%. Abril 10%. Julho 13%

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