IFMS conquista primeira medalha em olimpíada nacional

Um estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou a primeira medalha da instituição na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2013). Este ano, foram registrados 19 milhões de inscritos na competição. Iago Rockel Mourão, aluno do 4º semestre do curso técnico em Mecânica do Câmpus Campo Grande, 15, ganhou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Um estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou a primeira medalha da instituição na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2013). Este ano, foram registrados 19 milhões de inscritos na competição.

Iago Rockel Mourão, aluno do 4º semestre do curso técnico em Mecânica do Câmpus Campo Grande, 15, ganhou medalha de prata. É a segunda vez que o estudante participa da olimpíada. Na primeira, em 2012, recebeu uma menção honrosa.

“As questões não pediam para fazer cálculos, mas para entender conceitos propostos nos exercícios e desenvolvê-los. Não era simplesmente conhecer fórmulas, era necessário transmitir o raciocínio utilizando a matemática”, explica Iago.

Os medalhistas serão premiados com Bolsas de Iniciação Científica Jr. (PIC), oferecidas pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Os estudantes premiados também vão participar de um programa de reforço para o estudo da matemática. Durante um ano, serão oferecidos dez encontros presenciais e exercícios online para que o conhecimento seja aprimorado.

Premiações – Outros 25 estudantes do IFMS conquistaram menções honrosas por se destacarem na competição. Foram premiados alunos dos câmpus Campo Grande, Nova Andradina, Ponta Porã, Três Lagoas, Coxim e Aquidauana.

“Os estudantes se destacaram entre milhões de inscritos e a menção honrosa é um estímulo para que eles continuem estudando a matemática”, explica o professor Julio Paro, responsável pela participação do Câmpus Campo Grande na Obmep.

Obmep – A olimpíada é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). A proposta é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos na área. A competição do conhecimento foi dividida em duas etapas. Na primeira, os inscritos responderam a questões de múltipla escolha. Na segunda fase, a prova foi discursiva. Secretarias municipais de educação, escolas e professores também são premiados. Mais informações na página www.obmep.org.br.

Conteúdos relacionados