Em votação aberta, congresso analisa veto à MP dos Mais Médicos
A Câmara dos Deputados iniciou na tarde desta terça-feira (10), em sessão do Congresso, a votação do veto ao dispositivo da Medida Provisória 621/13, do programa Mais Médicos, que previa a criação de uma carreira de Estado para os médicos estrangeiros do programa após sua finalização. O Deputado Federal e Presidente do PSDB Minas Gerais, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Câmara dos Deputados iniciou na tarde desta terça-feira (10), em sessão do Congresso, a votação do veto ao dispositivo da Medida Provisória 621/13, do programa Mais Médicos, que previa a criação de uma carreira de Estado para os médicos estrangeiros do programa após sua finalização. O Deputado Federal e Presidente do PSDB Minas Gerais, Marcus Pestana, afirmou que o veto da presidente é “uma traição e uma molecagem”, lembrando que um acordo havia sido feito diretamente com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
A presidente Dilma Rousseff vetou o parágrafo que proibia os médicos estrangeiros do programa de exercerem a profissão fora do projeto. Segundo o Executivo, a proibição era incompatível com a lógica da carreira pública na qual entram os profissionais intercambistas.
Essa é a primeira vez em que os vetos presidenciais serão analisados com votação aberta, pelo painel eletrônico. A nova regra foi determinada pela Emenda Constitucional 76, promulgada no último dia 28 de novembro.
Para ser derrubado, o veto precisa ser contrariado pela maioria qualificada (257 deputados e 51 senadores) nas duas casas. Como a medida provisória começou a tramitar pela Câmara dos Deputados, ao final da votação, primeiramente serão apurados os votos dos deputados. Somente se o resultado for favorável à derrubada do veto é que serão apurados os votos do Senado.
Entre os partidos da base aliada ao governo, o PMDB e o PR liberaram suas bancadas. Contra o veto orientaram o PSDB, o PSD, o DEM, o Solidariedade e o PPS. A previsão é que a votação irá se estender por horas.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.