Em nota, organizada do Vasco se isenta e culpa atleticanos por briga em SC
A maior torcida organizada do Vasco emitiu, na noite da última segunda-feira, uma nota oficial sobre a confusão com torcedores do Atlético-PR, na Arena Joinville, na partida do último domingo. No comunicado, a Força Jovem do Vasco responsabiliza as autoridades envolvidas, como o Ministério Público, o Atlético-PR, mandante da partida, e a torcida organizada rival, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A maior torcida organizada do Vasco emitiu, na noite da última segunda-feira, uma nota oficial sobre a confusão com torcedores do Atlético-PR, na Arena Joinville, na partida do último domingo.
No comunicado, a Força Jovem do Vasco responsabiliza as autoridades envolvidas, como o Ministério Público, o Atlético-PR, mandante da partida, e a torcida organizada rival, Os Fanáticos.
Sobre a briga em si, a torcida diz que agiu apenas em legítima defesa, e acusa a torcida adversária de terem começado a confusão invadindo o setor reservado a torcida do Vasco.
A nota também ressalta a falta de policiamento no estádio e cobra “justiça”, destacando que só torcedores cruzmaltinos foram presos e nenhum atleticano envolvido na briga está atrás das grades.
Confira a nota oficial na íntegra:
“O G.R.T.O. Força Jovem do Vasco vem por meio do seu Presidente Fet, do seu Vice-Presidente Robinho e de toda a sua atual Diretoria se posicionar oficialmente sobre os acontecimentos do último Domingo, 08/12/13, durante o jogo Vasco x Atlético-PR, realizado na Arena Joinville.
Refletimos sobre o total descaso das Autoridades Competentes, sendo os responsáveis o Ministério Público de Santa Catarina, que não solicitou a presença do policiamento ostensivo, sendo evidente e mais que notório a rivalidade entre ambas as torcidas envolvidas, a direção e os responsáveis pela Arena Joinville, e o próprio Atlético-Pr, visto que como mandante deve segundo o próprio regulamento vigente pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) garantir a segurança de todos os envolvidos durante a realização do jogo de futebol, sejam eles jogadores de ambos os clubes, e as torcidas do clube e a adversária, segundo o pronunciamento do renomado Advogado Doutor Leven Siano, feito pela rede social (facebook).
A culpa por tudo que ocorrer dentro do estádio é primeiro da organização do evento e segundo claramente da torcida do Atlético-Pr, conforme pode ser comprovado nitidamente por fotos e vídeos publicadas em diversos veículos de comunicação, e os seguranças contratados na mesma foto ficam inertes e de braços cruzados, sendo um verdeiro absurdo, aonde no nosso entendimento conforme o pronunciamento oficial (em seu Site) da referida organizada que entrou em confronto com a torcida do Vasco, já tinha tudo premeditado e proibiu mulheres e crianças de irem na sua caravana, por saber que poderiam tentar tirar proveito do seu maior número de associados em um possível confronto, visto que o número de torcedores do Vasco era bastante reduzido (do Rio da FJV somente 2 ônibus).
Na nota que eles (Torcida do Atlético-Pr envolvida) emitiram fala que a torcida do Vasco que foi para o confronto, e eles agiram em legítima defesa. Como já foi dito, imagens falam mais que palavras. Primeiro, legítima defesa é roubar faixas, bandeiras da torcida do Vasco, como mostra nitidamente em todas os vídeos da confusão? Segundo, legítima defesa são 30 atleticanos espancando um torcedor vascaíno somente no começo da confusão? Terceiro Perguntamos: como a torcida do Vasco (FJV, Ira, Rasta, Torcedores comuns e etc…) foi para o confronto com uma torcida que está 500 vezes maior? Por acaso somos de ferro? Um absurdo falar isto, o espaço destinado para separação era grande, eles furaram a divisa e única coisa que fizemos foi nos defender. Colocamos uma foto abaixo mostrando bem que quem tentou invadir foi eles, somente eles, o que foi feito por parte da torcida do Vasco foi se defender a todo custo nosso espaço e nossa integridade física!!
Foi dito ainda que a torcida do Vasco agrediu torcedores do Atlético-Pr que não era de organizada no Hotel que estava hospedado o C.R. Vasco da Gama. Pura Mentira!! mais uma vez querem tirar o corpo fora e jogar a culpa na torcida do Vasco, do lado de fora foi feito a mesma coisa que dentro do estádio, simplesmente nos defendemos, estávamos praticamente na cidade deles, e alem do mais do lado de fora tinha Policiamento, e as autoridades policiais presente podem explicar e falar todo o ocorrido na cidade de Joinville!!
Como é de costume do G.R.T.O. Força Jovem do Vasco em toda sua caravana, bem antes deste jogo enviamos um ofício ao responsável pelo policiamento de Joinville sobre nossa Caravana, material e etc…, e fazendo todas as “normas de seguranças”, para o transcorrer da nossa estadia em Joinville fosse da melhor maneira possível, e sempre procuramos cooperar com o policiamento, o MP e com o GEPE para o bom andamento dos jogos do C.R. Vasco da Gama seja no Rio de Janeiro, Brasil ou no mundo!
Sobre a acusação da diretoria do Clube Atlético-Pr (em seu site oficial) que a torcida do Vasco foi ao jogo premeditada a fazer confusão para que não tivesse partida e o Vasco ganha-se os pontos no tapetão, respondemos que, como poderíamos saber que não teria um policial sequer dentro do estádio para nossa proteção, primeiro que estávamos na casa do adversário (estádio a 100 km de Curitiba – muito menos que um jogo do Vasco em Macaé-RJ por exemplo), estávamos totalmente em menor número, e na torcida do Vasco estava mulheres, crianças, idosos e etc…, não proibimos ninguém de ir em nossa caravana (como foi feito pela torcida do Atlético-Pr, proibindo mulheres e crianças), ai perguntamos: quem foi ao jogo premeditado a fazer confusão, uma torcida que proibi mulheres e crianças ou a torcida que leva mulheres e crianças?
Já que os diretores do Clube Atlético-Pr se pronunciaram, no nosso entendimento Roberto Dinamite (Presidente do Vasco) e toda a sua Diretoria foram coagidos pelos Diretores do Atlético-Pr a continuarem o jogo, o mesmo não podia ter continuado! Problema sério para o Atlético-PR é lidar com sua reincidência que poderia levar até à sua exclusão do campeonato! Polêmica à solta! Temos sim que entrar com uma ação para anular esta partida, temos tudo a nosso favor, e o senhor Roberto Dinamite tem que agir pelo menos uma vez e defender o Vasco nesta barbaridade que ocorreu com a sua torcida!!
Chega ser Patética e totalmente ridícula a tentativa de colocar a culpa na nossa agremiação, visto que como diz o velho ditado: uma imagem vale mais que mil palavras, vários artigos e até mesmo o regulamento geral de competições da CBF. Teve vários depoimentos de mulheres, crianças e idosos que foram agredidos e sofreram ameaças da torcida do Atlético-Pr.
Queremos justiça, até agora só vimos torcedores do Vasco preso, um absurdo, simplesmente foi legítima defesa. Na foto mostrada acima, mais de 30 atleticanos batendo em um vascaíno, e ai, cadê os presos desta torcida???
Perguntamos mais uma vez, será que a culpa disto tudo é mesmo das organizadas??? Nos estádios do Rio, São Paulo, Minas e muitos outros, não se vê briga dentro de estádio, e todos tem Torcidas Organizadas, os policiais nestes estados são preparados, os clubes mandantes nestes estados fazem a segurança correta, a polícia destes estados trazem torcedores visitantes no “colo” até o estádio (ex: GEPE), com segurança e os conduzem para casa com segurança.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.