Economistas reduzem projeção para inflação e balança em 2013 e 2014
Economistas de instituições financeiras ajustaram para baixo suas projeções para a inflação e a balança comercial neste ano e no próximo, ao mesmo tempo em que elevaram a perspectiva para o dólar em 2013. Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas agora preveem que o IPCA encerrará este ano a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Economistas de instituições financeiras ajustaram para baixo suas projeções para a inflação e a balança comercial neste ano e no próximo, ao mesmo tempo em que elevaram a perspectiva para o dólar em 2013.
Pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira mostrou que os economistas agora preveem que o IPCA encerrará este ano a 5,84 por cento, ante 5,85 por cento anteriormente. E para 2014, a projeção passou a 5,91 por cento, ante 5,93 por cento.
Em meio à pressão dos preços dos alimentos sobre a inflação recentemente, o mercado aguarda a divulgação dos dados de novembro do IPCA-15, na terça-feira.
Já a perspectiva para a balança comercial em 2013 foi reduzida pela quarta vez seguida, a um superávit de 1,20 bilhão de dólares, ante 1,55 bilhão anteriormente. Para 2014 a projeção caiu a 8 bilhões de dólares, ante 10 bilhões.
No acumulado do ano até 10 de novembro, a balança comercial brasileira registra um déficit de 913 milhões de dólares, ante superávit de 18,238 bilhões de dólares no mesmo período de 2012. Nesta segunda-feira serão divulgados os dados da terceira semana de novembro.
SELIC
Os economistas ainda mantiveram a projeção de novo aumento de 0,5 ponto percentual na Selic na reunião da semana que vem do Comitê de Política Monetária (Copom), encerrando 2013 a 10 por cento. E seguiram com a expectativa de 10,25 por cento para a taxa básica de juros em 2014.
Também não houve alterações para a Selic nas estimativas do Top 5 de médio prazo, com as instituições que mais acertam as projeções nesse período. Pela medias das projeções, segue a perspectiva de que o juro básico encerrará a 10 por cento em 2013 e a 11 por cento em 2014.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.