Com produções daqui, mostra de curta traz de documentários a animação

Exibição de produções sul-mato-grossenses que revelam olhares de videomakers a respeito da cultural popular e urbana do nosso Estado é a proposta da programação gratuita de curtas-metragens no Centro Cultural José Octávio Guizzo que começa amanhã (29). Além dos curtas produzidos aqui, a mostra também vai incluir o DIA (Dia Internacional da Animação), programação especial […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Exibição de produções sul-mato-grossenses que revelam olhares de videomakers a respeito da cultural popular e urbana do nosso Estado é a proposta da programação gratuita de curtas-metragens no Centro Cultural José Octávio Guizzo que começa amanhã (29).

Além dos curtas produzidos aqui, a mostra também vai incluir o DIA (Dia Internacional da Animação), programação especial para as crianças, além da mostra nacional para deficientes auditivos e visuais.

As exibições, que fazem da parte das comemorações do aniversário de criação do Estado, começam dia 29 de outubro e vão até 1º de novembro. A entrada é grátis, no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Confira a programação:

29 de outubro (terça)

19h30 – Mostra R.U.A. (Mostra de Registros Urbanos em Audiovisual) Profissional que se dedica à atividade criativa utilizando a linguagem audiovisual, o videomaker também usa seu talento para registrar o que acontece nas cidades no âmbito social, artístico e cultural. Isso é observado nas redes sociais, nos festivais e mostras de cinema no mundo inteiro Videomakers confirmados: Rafael Torres, Rafael Mareco, Pedro Iti e Ewerton Pereira.

30 de outubro (quarta)

19h30 – Cinema (d)e Horror – O projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e nesta edição apresentará as seguintes obras sul-mato-grossenses:

Outro Olhar – São João de Corumbá – Imprimindo um outro olhar sobre o Arraial do Banho de São João, em Corumbá, os repórteres de Poranduba apresentam os festeiros Dona Preta e Alfredo Ferraz. A primeira, com uma bagagem de 63 anos se prepara – ainda sem sucesso – para entregar a herança do andor para alguém da nova geração. Já Alfredo, 22 anos, acaba de assumir a tradição que começou com seu avô e encara ele próprio as dificuldades de manter viva a cultura popular no Estado. Direção: Andriolli Costa – 4´15, Documentário.

Orla Morena, Campo Grande, MS – Documentário que dá voz ao cotidiano desta praça de skatistas da Capital. Direção: Rafael Torres, 12´42.

Tia Eva – Tem como roteiro depoimentos de descendentes da escrava que chegou em Campo Grande em 1905 e formou um quilombo que em 108 anos continua com ações de preservação das tradições. Direção: Ana Carla Pimenta e Vânia Lúcia Duarte, 5 min., Documentário.

Memórias de Luz – Tem como personagem central o fotografo Roberto Higa, fonte certa depois de 46 anos registrando a história de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. A ideia do filme é fazer o público refletir sobre “a importância do passado no presente e futuro da cidade.” Direção: Farid Fahed, 5 min., Documentário.

O Olhar Indígena sobre Campo Grande – Aborda a questão de índios que deixaram as aldeias para morar em Campo Grande e que, apesar das dificuldades, sentem-se acolhidos e com esperança no futuro de seus filhos. Direção: Sidney Morais, 9 min., Documentário.

Olhar Diferente – Tem como personagem principal Bruno, que aos seis anos de idade enfrentou problema que poderia ter virado uma grande barreira mais passou a ser estímulo para uma vida melhor. Direção: Merielle Oliveira, 5 min., Documentário.

Clave Latina – Busca nas ruas de Campo Grande artistas que fazem arte nos semáforos, gente de diversos países, com pontos de vista, valores e atitudes diferentes. Direção: André Monteiro, 3 min.

Dia Internacional da Animação – Dia 28 de Outubro é o Dia Internacional da Animação! Foi nesta data, em 1892, que Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo. Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. O Dia Internacional da Animação está em sua 12ª edição sendo realizado em 30 países.

31 de outubro

19h20 – Mostra para Deficientes Auditivos

20h30 – Mostra Nacional

1º de novembro

19h20 – Mostra para Deficientes Visuais

20h30 – Mostra Infantil

Serviço

As exibições são gratuitas e acontecem na Sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, Centro, entre a 14 de Julho e a Calógeras. Outras informações com Lidiane Lima, técnica de audiovisual da Fundação de Cultura pelo telefone (67) 9253-5955.

Conteúdos relacionados