Com 11 deputados, partidos pequenos negociam e ganham mais espaço na Assembleia

Dos 11 deputados de partidos sem bancada na Assembleia Legislativa, seis participaram, nesta terça-feira (5), de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), para discutir mais espaço nas 14 comissões da Casa de Leis. Em troca, eles se comprometeram a não montar bloco, que garantiria maior poder de decisão no Legislativo. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dos 11 deputados de partidos sem bancada na Assembleia Legislativa, seis participaram, nesta terça-feira (5), de reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB), para discutir mais espaço nas 14 comissões da Casa de Leis.

Em troca, eles se comprometeram a não montar bloco, que garantiria maior poder de decisão no Legislativo. Hoje, segundo o Regimento Interno da Casa, partido sem quatro parlamentares (bancada) não tem participação certa nas comissões.

Neste sentido, a formação do bloco resolveria o problema. “Fechamos entendimento para eles não montarem bloco em troca de mais espaço nas comissões”, informou Jerson.

Entre as conquistas, destaque para a abertura de duas das cinco vagas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Assembleia. Os indicados devem ser os deputados Márcio Fernandes (PTdoB) e Lídio Lopes (PP).

Uma das duas vagas, segundo Jerson, o PMDB cederá aos representantes de pequenos partidos. Questionado se a decisão ocorreu em troca da garantia na indicação do deputado Marquinhos Trad (PMDB) para comandar a CCJ, o presidente disse que “essa escolha caberá aos cinco integrantes da comissão”.

Também tem vaga garantida na CCJ deputados pelos PSDB e PT, outros dois partidos com bancada na Assembleia. Nas demais comissões, PMDB, PSDB e PT indicaram três representantes e os partidos pequenos ficarão com as outras duas cadeiras.

Conteúdos relacionados