Candidata francesa que comparou ministra a macaco é suspensa

A Frente Nacional, partido francês de ultradireita, suspendeu nesta sexta-feira uma de suas candidatas às eleições municipais de 2014 por comparar a ministra da Justiça Christiane Taubira com um macaco. A candidatura de Anne-Sophie Leclere em Rethel, no nordeste da França, foi suspensa, indicou em um comunicado Steeve Briois, secretário-geral da Frente Nacional (FN). Leclere […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Frente Nacional, partido francês de ultradireita, suspendeu nesta sexta-feira uma de suas candidatas às eleições municipais de 2014 por comparar a ministra da Justiça Christiane Taubira com um macaco. A candidatura de Anne-Sophie Leclere em Rethel, no nordeste da França, foi suspensa, indicou em um comunicado Steeve Briois, secretário-geral da Frente Nacional (FN).

Leclere também foi convocada pelo órgão disciplinar do partido. Esta comerciante de 33 anos defendeu nesta quinta-feira na rede de televisão pública uma fotomontagem publicada em sua página do Facebook, onde era possível ver um pequeno macaco junto à ministra socialista, que é negra. Abaixo da primeira foto colocava “Aos 18 meses” e abaixo da foto de Taubira, “Agora”.

Segundo Leclere, a fotomontagem não tinha cunho racista. “Um macaco é um animal, mas um negro é um ser humano. Tenho amigos que são negros e nem por isso digo a eles que são macacos”, declarou Leclere. A candidata explicou que quis comparar a ministra com um selvagem, acrescentando que prefere “vê-la em uma árvore, de galho em galho, e não no governo”.

Nesta sexta-feira, a fotomontagem havia sido retirada de sua página do Facebook, mas a imagem (esq.) segue circulando nas redes sociais. Desde sua entrada em funções, em 2011, a presidente da FN, Marine Le Pen, se esforçou para suavizar a imagem do partido criado por seu pai, Jean-Marie Le Pen, para demonstrar que ele está pronto para governar.

Conteúdos relacionados