Cabeleireira brasileira faz sucesso na Alemanha

Como mencionar a beleza feminina sem falar dos cabelos e da importância da profissão de cabeleireira? Esse ofício é um dos mais antigos da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e navalhas, mostram que a preocupação com as madeixas vem da pré-história. No Egito, onde o dom de cuidar dos cabelos chegou ao ápice, os faraós […]

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Como mencionar a beleza feminina sem falar dos cabelos e da importância da profissão de cabeleireira? Esse ofício é um dos mais antigos da humanidade. Achados arqueológicos, como pentes e navalhas, mostram que a preocupação com as madeixas vem da pré-história. No Egito, onde o dom de cuidar dos cabelos chegou ao ápice, os faraós usavam perucas sofisticadas. Já os gregos criaram os primeiros salões, inaugurando um espaço oficial para a estética.

O zelo com os cabelos permanece firme e forte atualmente, quando uma aparência bem cuidada serve como cartão de visitas. As longas e bem tratadas madeixas das moças do Brasil fazem sucesso no mundo todo. Quando o tema é ficar de bem com o espelho, temos especialistas que nos dão truques valiosos. A mulher brasileira tem fama de ser uma das mais belas do mundo, e algumas estatísticas explicam o motivo delas conquistarem este título de beldade.

O Brasil ocupa uma posição de destaque no ranking da vaidade e este é o segredo para tanta mulher bonita. Numa pesquisa de opinião pública realizada em 30 países pelo jornal inglês “The Economist”, o brasileiro ficou em sétimo lugar entre os povos mais vaidosos do mundo. No último lugar da lista, como os menos vaidosos do planeta, estão os alemães.

Embora por aqui a tecnologia de apoio à estética seja avançada, a oferta de serviços de embelezamento é relativamente reduzida. Enquanto na Alemanha existem em torno de 77 mil salões de beleza, no Brasil os números apontam para cerca de 550 mil. Como diz o ditado “em terra de cego quem tem olho é rei”, as brasileiras que descobriram este mercado inexplorado tiveram êxito. Nesse lugar, onde a vaidade parece pouco importar, nossas cabeleireiras assumem o trono de um mercado tão fascinante quanto lucrativo, e impulsionam a arte milenar da autoestima.

Não é de se espantar o sucesso da estética brasileira na Alemanha e a proliferação de centros de beleza tupiniquins nas grandes cidades do país. É através do nosso modelo que a mulherada alemã tem se rendido à vaidade e aprendido a cultuar a cabeleira. Especialmente em Munique existe o “Lucia’s Studio”, que atrai brasileiras, estrangeiras e bávaras que querem se tornar tão atraentes quanto as damas da nação canarinho. Lucia, a empreendedora que criou o salão, ao sair do Brasil nem imaginava a carreira de sucesso que o pente e a tesoura lhe permitiriam trilhar. Sua habilidade na técnica de enfeitar o rosto a tornou uma empresária bem sucedida.

Hoje, além de ser perita no tratamento dos fios, Lucia é um nome importante na cidade. É que nossa conterrânea preza pela divulgação da cultura brasileira na Europa e, quando pode, patrocina peças teatrais, eventos culturais e produções audiovisuais. Entre uma escovada e outra, tornou-se modelo de realizadora e criou possibilidades para incentivar a própria cultura fora do país. Com o dinheiro que ganha com cabelos, ela esbanja solidariedade e mostra que, além de capacitada profissional de beleza, é uma brasileira com comprometimento social.

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