Pular para o conteúdo
Geral

Voto de Reinaldo ajuda a garantir mais recursos para educação

A votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para políticas de educação, foi concluída na terça-feira (16), na Câmara com voto favorável do Deputado sul Mato-grossense Reinaldo Azambuja. A conclusão da votação ocorreu com a aprovação da redação final do projeto […]
Arquivo -

A votação do novo Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10), que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País para políticas de educação, foi concluída na terça-feira (16), na Câmara com voto favorável do Deputado sul Mato-grossense Reinaldo Azambuja.


A conclusão da votação ocorreu com a aprovação da redação final do projeto pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da qual o deputado Reinaldo é membro. A proposta, que tramitava em caráter conclusivo, foi aprovada por uma comissão especial no dia 26 de junho e agora para o Senado.


“Fizemos emendas a esse Plano, buscando garantir a implantação de escolas em tempo integral, que oferecem oportunidade aos alunos e mais tranquilidade aos pais. Acredito que a ampliação dos investimentos neste setor podem garantir a melhoria da qualidade de vida da população e em consequência um futuro mais digno para todos”. Comentou Reinaldo.


Índice


O índice de 10% vinha sendo reivindicado por deputados da oposição, parte da base aliada do governo e entidades da sociedade civil.


Hoje, a União, os estados e os municípios aplicam juntos cerca de 5% do PIB na área. Na proposta original do Executivo, a previsão era de investimento de 7% do PIB em educação. O índice foi sendo ampliado gradualmente pelo relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), que chegou a sugerir a aplicação de 8% em seu último parecer.


Um acordo entre governo e oposição, no entanto, garantiu o apoio do relator aos 10%. Pelo texto aprovado, o governo se compromete a investir pelo menos 7% do PIB na área nos primeiros cinco anos de vigência do plano e 10% ao final de dez anos. 


Professores


Outro destaque do novo PNE foi a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório de Vanhoni previa o cumprimento dessa meta até o final da vigência do plano. Um destaque aprovado, por sua vez, estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE.


A comissão especial aprovou ainda o prazo de um ano após a sanção do PNE para a aprovação da Lei de Responsabilidade Educacional. O projeto, que já está em tramitação na Câmara (7420/06), estabelece responsabilidades de gestores públicos na melhoria da qualidade do ensino. Ambos os destaques aprovados receberam o apoio de Vanhoni.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de atendimento? Confira a escala médica das unidades de saúde de Campo Grande

Homem é preso após quebrar costelas da esposa e fugir com filho em Ponta Porã

tempo

Com sol entre nuvens, sexta-feira será de baixa umidade do ar nesta sexta-feira

Suspeito de furto de motocicleta é espancado por populares em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro ‘toma dores’ do filho e mata vizinho de cerca em Dourados

mascarado-a-viagem-mato-grosso-do-sul-atuou-incorporado.jpg

Mascarado de ‘A Viagem’ leva vida discreta em Mato Grosso do Sul e diz que atuou incorporado: ‘Não lembro’

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Envolvidos em sequestro de brasileira no Paraguai são condenados a 52 anos de prisão

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Fenasul, ‘Vem Garimpar’ e show de João Gomes são opções de lazer no fim de semana em Campo Grande

Confira opções de lazer deste fim de semana, em Campo Grande

Polícia

Sem chaves, morador tenta pular janela e morre com pescoço enroscado em MS

Pai encontrou filho morto pendurado na janela

Sem Categoria

Funsat fecha a semana com 2 mil vagas de emprego

As oportunidades estão distribuídas entre 125 profissões e a maioria não exige experiência para ingressar

Famosos

Carol e Radamés vencem o Power Couple Brasil 2025; confira o pódio

Carol e Radamés venceram o Power Couple Brasil 2025 e levaram uma bolada de quase meio milhão para casa; confira o pódio e os prêmios