Varejo brasileiro deve fechar janeiro com crescimento de 6,5%
As vendas do varejo brasileiro devem registrar crescimento real de 6,5% em janeiro, na comparação com o último mês do ano passado. É o que estima o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), divulgado nesta segunda-feira (23), pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). O levantamento indicou ainda a expectativa para os próximos meses de 2012. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As vendas do varejo brasileiro devem registrar crescimento real de 6,5% em janeiro, na comparação com o último mês do ano passado. É o que estima o IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), divulgado nesta segunda-feira (23), pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo).
O levantamento indicou ainda a expectativa para os próximos meses de 2012. Para fevereiro, a alta estimada é de 5,3%, sobre o mesmo mês de 2011. Para março, a previsão é de expansão de 6%, na mesma base comparativa.
Setores
Na análise por segmento, os dados revelam que o segmento de bens não-duráveis apresentam expectativas bem mais tímidas em relação à medição anterior. Para janeiro, a previsão é de expansão de 6%. Em fevereiro e março, a previsão é de 4,5% e 4,3%, respectivamente.
No segmento de bens semiduráveis, a estimativa é de expansão de 4,7% em janeiro, 4,2% em fevereiro e 5,8% em março.
No varejo de bens duráveis, as perspectivas permanecem mais positivas que no de não-duráveis e semiduráveis, com taxas de crescimento de 8,8% em janeiro, 7,7% em fevereiro e 9,5% em março.
Sobre o estudo
Criado em outubro de 2007, o IAV-IDV é um índice que consolida a evolução das vendas efetivamente realizadas pelos associados do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), com o intuito de projetar expectativas para os próximos meses e, assim, servir de base de informação para a tomada de decisão dos executivos do varejo.
Para se chegar aos números apresentados pelo IAV-IDV, as empresas associadas reportam seus próprios resultados e suas expectativas sobre vendas no futuro. Em seguida, estas respostas são ponderadas de acordo com o respectivo porte de cada empresa, para que se alcance indicadores como o volume de vendas e o faturamento nominal. Os dados extraídos pelo indicador têm permitido uma visualização mais ampla do comportamento do mercado para um período futuro de até três meses.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Acidentes de trânsito lotam Santa Casa e hospital tem 6 vezes mais pacientes que sua capacidade
Cenário pode ficar ainda mais grave, já que, neste período do ano, há aumento de traumas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.