Senar capacita 38 mil trabalhadores rurais de MS em 2012

A semana de 17 à 21 de dezembro encerra o ano de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS. Serão 43 cursos em cerca de 20 cidades em todo o Estado, que vão capacitar mais de 650 trabalhadores rurais e suas famílias. Com este resultado, a instituição supera as estimativas para 2012 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A semana de 17 à 21 de dezembro encerra o ano de cursos oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS. Serão 43 cursos em cerca de 20 cidades em todo o Estado, que vão capacitar mais de 650 trabalhadores rurais e suas famílias. Com este resultado, a instituição supera as estimativas para 2012 com mais de 38 mil pessoas capacitadas em 2.300 cursos.

“As capacitações realizadas neste ano, foram de encontro com o nosso planejamento estratégico e atingiram os objetivos previamente estabelecidos, uma vez que o número de produtores e trabalhadores rurais superou nossas expectativas”, afirma o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins.

Os cursos são oferecidos em diversas áreas de profissionalização rural e promoção social com o objetivo de facilitar e melhorar o rendimento das atividades realizadas no dia-a-dia nas propriedades rurais de MS. Ainda nesta semana – de 17 a 21 de dezembro, os municípios de Angélica e Maracajú recebem o curso de “NR 31 para Trabalhadores com Agrotóxico”, que forma trabalhadores no uso e manutenção segura de equipamentos, como bombas costais e pulverizadores, além de oferecer noções de legislação e sanidade.

Dentre as novidades, estão as novas capacitações voltadas para o código de Boas Práticas Agricolas (BPA), e que já entraram na grade de 2012, como o curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A capacitação é uma iniciativa da Reflore – Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas, e visa instruir trabalhadores e funcionários em como prevenir e combater incêndios causados de forma acidental, intencional ou provocados de maneira controlada.

Já para 2013, o Senar/MS pretende investir em projetos e programas nacionais, como o Pronatec. “Uma de nossas metas será ampliar as turmas do Pronatec e saltarmos de 26 para 130 turmas, com expectativa de capacitar 2 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, beneficiários dos programas federais e pequenos produtores”, finaliza Martins.

As qualificações são totalmente gratuitas e as inscrições podem ser feitas diretamente no Sindicato Rural de cada município. O calendário dos cursos e informações podem ser obtidas pelo site: www.senarms.org.br

Sobre o Senar – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

Conteúdos relacionados