Seca deixa mais da metade das cidades baianas em emergência

Mais da metade dos municípios baianos já decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge o Estado. Segundo a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), 244 dos 417 municípios do Estado estão nessa situação. A Cordec informou que cerca de 2,7 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de chuvas. Para minimizar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais da metade dos municípios baianos já decretaram situação de emergência por causa da seca que atinge o Estado. Segundo a Coordenação de Defesa Civil da Bahia (Cordec), 244 dos 417 municípios do Estado estão nessa situação.

A Cordec informou que cerca de 2,7 milhões de pessoas foram afetadas pela falta de chuvas. Para minimizar o problema, o governo do Estado e as prefeituras estão patrocinando a distribuição de cestas básicas, abrindo poços artesianos e contratando carros-pipa para atender às comunidades atingidas.

No Ceará, dos 184 municípios do Estado, 168 decretaram situação de emergência por causa da seca. Segundo o coordenador de Defesa Civil cearense, Hélcio Queiroz, metade da população do Estado foi atingida pela estiagem, principalmente nas comunidades rurais. No Ceará, o poder público também está mobilizando recursos para fornecer água à população por meio de carros-pipa e com a perfuração de mais poços artesianos.

No Rio Grande do Norte, estão em situação de emergência 139 cidades (83% dos municípios potiguares). Segundo o coordenador da Defesa Civil do Estado, Josenildo Acioli Bento, cerca de 500 mil pessoas foram afetadas pela falta de chuva no território potiguar. Ele informou que o governo está fazendo a manutenção de poços artesianos e contratando carros-pipa para levar água às populações mais necessitadas.

 

Conteúdos relacionados