Sarkozy classifica de tragédia nacional ataque à escola judaica na França
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, classificou hoje (19) como “tragédia nacional” o ataque à escola judaica Ozar Hatorah, na cidade de Toulouse, no Sudoeste do país. No ataque, morreram quatro pessoas – três crianças e um adulto – e duas ficaram gravemente feridas. Sarkozy disse que as autoridades francesas farão “tudo para encontrar” o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, classificou hoje (19) como “tragédia nacional” o ataque à escola judaica Ozar Hatorah, na cidade de Toulouse, no Sudoeste do país. No ataque, morreram quatro pessoas – três crianças e um adulto – e duas ficaram gravemente feridas. Sarkozy disse que as autoridades francesas farão “tudo para encontrar” o autor dos disparos, que fugiu do local de motocicleta.
Ele visitou hoje a escola e fez um minuto de silêncio em homenagem às vítimas. “São as nossas crianças. Não são só as crianças de vocês, são também as nossas”, disse Sarkozy. “No território da França não se assassinam assim crianças sem pagar pelas consequências. Hoje é um dia de tragédia nacional.”, acrescentou.
Para o presidente do Congresso Judaico Europeu, Moshe Kantor, o ataque ocorrido nesta manhã é um exemplo de crime religioso. “Tudo indica que se trata de um ataque premeditado, com a intenção de assassinar crianças judias. Quem quer que o tenha feito quer atacar a comunidade judaica no seu ponto mais fraco, sua juventude, para espalhar o medo pela comunidade”, disse.
Kantor lembrou que a história do povo judeu passa pelo combate e pela resistência. “Os judeus europeus, em geral, e os de França, em particular, têm um longo histórico de resistência ao ódio e à violência”, disse. Segundo ele, é fundamental reforçar a educação contra o antissemitismo, a intolerância religiosa e o racismo.
O subdiretor do Centro Rabínico Europeu, com sede em Bruxelas, na Bélgica, Aryeh Goldberg, cobrou das autoridades francesas uma resposta efetiva e por meio da Justiça. “Se há pessoas que querem assustar a comunidade judaica para que seja submissa, a nossa resposta será mostrar a eles que não nos dobram, pelo contrário”, disse.
Na relação de mortos no ataque de hoje estão o professor de religião Jonathan Sandler, dois filhos dele, de 3 e 6 anos, e um terceiro aluno, de 10 anos. Na semana passada, três militares foram mortos em Toulouse e Montauban. Os policiais franceses investigam a possibilidade de crime religioso.
(Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa)
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio de Campo Grande
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
Últimas Notícias
Roupas de marca a partir de 10 reais serão vendidas em bazar no domingo em Campo Grande
Itens terão até 90% de desconto no Breshop
Filha de Neymar, Helena é hospitalizada e mãe fica desesperada: “Sem chão”
Amanda Kimberlly contou que a pequena Helena, sua filha com Neymar Jr, está hospitalizada; saiba detalhes da situação da menina
Organizações civis pedem mudanças nas regras para IA na Câmara
Projeto foi aprovado de forma simbólica no Plenário do Senado Federal
Crise na polícia penal tem diretor afastado do semiaberto da Gameleira em Campo Grande
Estopim para afastamento de diretor ocorreu após atraso de saída de presos para o trabalho
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.