Rodízio volta a ser implantado para amenizar problemas com abastecimento de água em Corumbá

O gerente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Sérgio Philbois, explicou que com a estiagem prolongada e a entrega de 800 casas do conjunto PAC-Casa Nova, o consumo de água aumentou muito nos últimos meses e isso vem causando transtornos ao setor de distribuição que hoje conta com apenas um reservatório […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O gerente da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Sérgio Philbois, explicou que com a estiagem prolongada e a entrega de 800 casas do conjunto PAC-Casa Nova, o consumo de água aumentou muito nos últimos meses e isso vem causando transtornos ao setor de distribuição que hoje conta com apenas um reservatório na parte alta da cidade.

“Estamos fazendo todas as obras anunciadas e depois que elas estiverem prontas não teremos mais problemas. O segundo reservatório já está concluído, falta apenas a parte elétrica”, disse Philbois. Segundo ele, a entrada em operação desse reservatório vai dividir a distribuição na parte alta em duas e isso facilitará com que o produto chegue à casa dos usuários sem interrupções.

“A partir desta terça-feira, vamos optar por uma solução que já utilizamos anteriormente, o sistema de rodízio”, afirmou Sérgio Philbois. Com isso, o abastecimento na parte alta voltará a ser por setores e cada bairro vai receber o produto em um determinado horário. O gerente da Sanesul garantiu que irá divulgar o cronograma para que as pessoas saibam os horários que receberão a água em sua casa.

Ele disse ainda que a empresa adota o procedimento de fornecer água aos moradores com contas pagas por considerar “injustiça” com os que mantêm seus compromissos em dia, repassar o produto para quem não tem ligação regular, fraudulenta ou mesmo que não pagou pelo serviço.

A situação só deve voltar a se normalizar quando o calor diminuir e o período de chuvas começar. A meteorologia prevê chuvas para o final de semana em Corumbá e aumento das precipitações pluviométricas a partir da semana que vem com índice de 30 milímetros projetado para a próxima quarta-feira, 19 de setembro.

Enquanto isso, o gerente pede para que os moradores que não estão tendo problemas com o abastecimento que usem o produto de forma consciente, não desperdiçando-o, pois isso também ajuda a prejudicar o fornecimento para as partes altas da cidade.

Conteúdos relacionados