Projeto do Instituto Arara Azul conquista prêmio nacional de inovação
Iniciativa apoiada pela Anhanguera-Uniderp concorreu com 12 finalistas da região Centro-Oeste ao prêmio FINEP. Vencedor foi revelado ontem (10), em Cuiabá, MT
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Iniciativa apoiada pela Anhanguera-Uniderp concorreu com 12 finalistas da região Centro-Oeste ao prêmio FINEP. Vencedor foi revelado ontem (10), em Cuiabá, MT
A implantação de um sistema de coleta seletiva de lixo na cidade de Aquidauana representada pelo Projeto Arte de Fazer e Reciclar, do Instituto Arara Azul conquistou a segunda colocação na etapa regional do prêmio FINEP de Inovação 2012. O prêmio considerado o mais importante instrumento de estímulo e reconhecimento à inovação no País existe desde 1998, e foi criado para reconhecer e divulgar esforços inovadores realizados por empresas, instituições sem fins lucrativos e inventores brasileiros.
Desde 2006 o Arte de Fazer vem trabalhando para melhorar a vida dos moradores de Aquidauana e região. Na primeira etapa do projeto, um grupo de catadores independentes foi organizado. Participaram de oficinas de capacitação para o trabalho cooperativo e solidário, além de gestão do negócio. Atualmente, entre 4 e 5 toneladas de materiais deixam de ir para o aterro sanitário todos os meses, gerando renda para as famílias dos catadores.
“Estamos muito felizes, pois conquistar o reconhecimento de pesquisadores renomados na área em um premio tão importante nacionalmente é um indicativo de que estamos no caminho certo, contribuindo para um mundo sustentável por meio da melhora da relação entre homem e preservação da natureza”, explica a coordenadora do projeto, Neiliane Corrêa.
O projeto propicia ainda a realização de oficinas de artesanato que, a partir da utilização de materiais recicláveis, contribui para aumento da renda dos catadores e de outras pessoas que participam da iniciativa. O núcleo de artesãos produz materiais com resíduos de couro, como bolsas, cintos e carteiras. Há também um núcleo de produção de sabões e sabonetes artesanais, líquidos e sólidos, utilizando como matéria prima o óleo usado de cozinha. Outro produto de sucesso é o puff de garrafas pet. Os grupos de artesãos realizam compras e vendas de forma coletiva, participando de feiras e eventos.
Presidente do Instituto Arara Azul, a pesquisadora e professora do Mestrado da Anhanguera-Uniderp, Neiva Guedes diz que ser finalista do prêmio FINEP já uma vitória. “Fomos avaliados por outros pesquisadores e estar concorrendo na fase final já é por sim só uma forma de sermos premiados. O Arte de Fazer e Reciclar é um filhote do projeto Arara Azul e, para nós, é muito prazeroso ver que esses frutos estão no caminho certo, tendo sua qualidade reconhecida pelos nossos pares”, contribuiu a pesquisadora.
Instituto Arara Azul – Arte de Fazer e Reciclar: Criado em setembro de 2003 o Instituto Arara Azul é uma instituição sem fins lucrativos, que surgiu com o objetivo principal de respaldar o Projeto Arara Azul (que atua desde 1990), realizando os estudos e manejos para a conservação dessa ave. Em mais de 20 anos de trabalho, um dos principais resultados é a expansão da população de Arara-azul que dobrou na área monitorada. Desde 2006 o Instituto Arara Azul executa o Projeto Arte de Fazer e Reciclar como uma ferramenta para envolver as comunidades urbanas com as causas ambientais, fomentando a cultura da conservação ambiental. Desde seu início, cerca de 600 pessoas já participaram do projeto, nas oficinas de artesanato com aproveitamento de resíduos.
O projeto é patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e tem como parceiros a Fundação Toyota do Brasil, Governo Municipal de Aquidauana, Universidade Anhanguera-Uniderp, Fundação Manoel de Barros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Centro de Pesquisas do Pantanal (CPP), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e Fundação Municipal de Cultura (Fundaq).
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.