Primeira fase da Olimpíada de Matemática será realizada na terça-feira
Estudantes talentosos e empenhados no estudo da matemática têm compromisso marcado para terça-feira (5). É a data da primeira fase de provas da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012). Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram para esta edição do evento, que registrou número recorde de estabelecimentos de ensino participantes, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estudantes talentosos e empenhados no estudo da matemática têm compromisso marcado para terça-feira (5). É a data da primeira fase de provas da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2012).
Mais de 19 milhões de alunos se inscreveram para esta edição do evento, que registrou número recorde de estabelecimentos de ensino participantes, com mais de 46 mil escolas em 99,4% dos municípios brasileiros.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC) e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores.
A Obmep 2012 é dirigida aos alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios, de acordo com a classificação nas provas. Professores, escolas e secretarias de Educação dos alunos participantes também são contemplados.
Ter um bom desempenho na Obmep é também uma oportunidade de abrir caminhos para o futuro. Os medalhistas que ingressarem na universidade podem ganhar bolsa de iniciação científica e de mestrado em matemática.
Ser medalhista da Obmep conta como critério para obter bolsa no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal.Sobre a prova – A prova objetiva consiste em 20 questões de múltipla escolha. Os alunos participantes são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade.
O exame tem duração de duas horas e 30 minutos e será realizado em cada escola inscrita na Obmep, a ser aplicado e corrigido pelos próprios professores desses estabelecimentos de ensino, seguindo as instruções e gabaritos elaborados pela coordenação geral do evento.
As provas para a segunda fase estão marcadas para 15 de setembro, quando 5% dos estudantes classificados na primeira etapa responderão de seis a oito questões discursivas.Mais informações sobre o evento estão no site www.obmep.org.br, onde os candidatos também podem obter dicas e conferir o conteúdo de avaliações anteriores, além de vídeos e banco de questões.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.