Por doping, Armstrong é banido do ciclismo e perde títulos da Volta da França
Presidente da União de Ciclismo Internacional (UCI), Pat McQuaid confirmou nesta segunda-feira que Lance Armstrong está banido do esporte pelo resto da vida e perdeu os sete títulos que havia conquistado da Volta da França, principal prova da modalidade no mundo. Em entrevista concedida em Genebra, na Suíça, o dirigente anunciou que a entidade seguirá […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente da União de Ciclismo Internacional (UCI), Pat McQuaid confirmou nesta segunda-feira que Lance Armstrong está banido do esporte pelo resto da vida e perdeu os sete títulos que havia conquistado da Volta da França, principal prova da modalidade no mundo. Em entrevista concedida em Genebra, na Suíça, o dirigente anunciou que a entidade seguirá as recomendações da Usada (Agência Antidoping dos Estados Unidos).
“A UCI não apelará à Corte Arbitral (do Esporte) e reconhecerá as sanções que a Usada impôs”, disse McQuaid, com referência a Armstrong. “A UCI apoiará o banimento e tirará dele os sete títulos da Volta da França”.
A manifestação da UCI era esperada como uma resposta à Usada, que em 10 de outubro divulgou um dossiê de mais de mil páginas contendo o testemunho de 26 pessoas, incluindo 15 ciclistas ou ex-ciclistas, que forneceram material para o relatório que reconhece o doping da equipe US Postal Service. Foi com esse time que Armstrong ganhou todos os títulos da Volta da França entre 1999 e 2005.
Onze 11 ex-companheiros de Armstrong no time, incluindo George Hincapie, Floyd Landis e Tyler Hamilton, forneceram evidências que levaram a agência a citar o “mais sofisticado, profissional e bem sucedido programa de doping que o esporte já viu”. O órgão ordenou ainda a desconsideração dos resultados dos 14 anos de carreira de Armstrong.
“Quando assumi (como presidente) em 2005 fiz da luta contra o doping minha prioridade. Eu reconhecia que o ciclismo tinha a cultura do doping”, prosseguiu McQuaid, que negou ter qualquer intenção de se demitir do cargo e afirmou que “Armstrong não tem lugar” no esporte. O dirigente, 63 anos, é natural de Dublin, na Irlanda, e competiu como ciclista entre 1966 e 1982.
Armstrong, 41 anos, deixou o ciclismo em 2005 e retornou à modalidade em 2009, despedindo-se novamente no início do ano passado. Ele sempre se definiu inocente e ressaltou que em toda a carreira nunca testou positivo em um exame antidoping, mas disse em 23 de agosto de 2012 que não iria mais se defender das acusações da Usada, considerando injusto o modo como a entidade dirigia o processo relacionado ao assunto.
Na semana passada, na esteira do dossiê divulgado pelo órgão, muitos patrocinadores como a empresa de material esportivo Nike, a fabricante de bicicletas Trek, a companhia cervejeira Anheuser-Busch InBev e a fabricante de óculos de sol Oakley anunciaram o fim da relação comercial com Armstrong. Todas, porém, mantiveram o apoio à Livestrong, fundação criada pelo ex-ciclista em 1997 que arrecadou aproximadamente US$ 500 milhões (cerca de R$ 1 bilhão) desde então para auxiliar pacientes com câncer.
Armstrong, que superou um câncer no testículo antes de se destacar no esporte, anunciou no último dia 17 que deixava a presidência da fundação após cinco anos. Na ocasião, informou que a decisão havia sido tomada para ajudar a limitar os danos causados pelas acusações de doping.
Notícias mais lidas agora
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
Últimas Notícias
Condutores já receberam mais de 13 mil multas por dirigirem sem habilitação em MS
Número registrado até outubro já ultrapassou as 11,4 mil multas aplicadas em 2023
Suspeito de envolvimento no assassinato de delator do PCC é preso
Antonio Vinicius Lopes Gritzbac foi assassinado no Aeroporto Internacional de Guarulhos no início de novembro
Evento nas festas de fim de ano, amigo secreto divide opiniões entre os que amam e odeiam
A simples brincadeira de troca de presentes consegue ser bem polêmica
Na saída de padaria, jovem tem nádegas apalpadas por motociclista em MS
Motociclista esperou jovem sair da padaria para cometer crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.