Pilotos encaram prova de fogo em Campo Grande

Corridas deste fim de semana serão as mais quentes do ano e umidade relativa do ar preocupa

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Corridas deste fim de semana serão as mais quentes do ano e umidade relativa do ar preocupa

O evento automobilístico que reúne os carros mais rápidos e luxuosos do Brasil desembarca neste fim de semana em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Modelos fabricados pela Mercedes-Benz, Lamborghini, Ferrari, Aston Martin, Lotus, BMW, Audi, Corvette e Dodge vão passar dos 230 km/h no final da longa reta oposta do circuito Orlando Moura. Com 3.433 metros de extensão, o traçado conta com três curvas para a direita, seis para a esquerda e mescla trechos de alta velocidade e outros bastante travados.

Os considerados “carros dos sonhos” são, em média, três segundos mais rápidos que os da Copa Caixa Stock Car, graças aos motores mais potentes e ao eficiente sistema de freios. Além da exigência técnica a qual os pilotos são submetidos, a grande preocupação em Campo Grande é com o calor. Esta será a etapa mais quente do ano, com os termômetros passando dos 35 graus, de acordo com os principais institutos de meteorologia. Como se não bastasse, a umidade relativa do ar estará na casa dos 30%, o que é considerado um “estado de atenção”.

Dentro do cockpit dos carros, a temperatura passará dos 70 graus, obrigando os pilotos a tomarem alguns cuidados extras. “Teremos que nos hidratar muito, evitar exposição ao sol e umidificar nossa sala de reuniões dentro do box para não termos problemas. Serão, sem dúvida, as corridas mais cansativas e desgastantes do ano”, prevê o paulista Sergio Martinez, companheiro de equipe de Michelle de Jesus no carro #73 da Pink Energy. A dupla é uma das atrações do Mercedes-Benz Grand Challenge, categoria que integra o circo do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo.

Única mulher “em ação” na pista de Campo Grande, Michelle também alerta para outros fatores de risco: a sujeira no traçado e o asfalto abrasivo. “O desgaste de pneus nesta pista é alto. Além disso, devido ao vento e às escapadas dos carros, a aderência vai mudando a cada volta, por causa da terra jogada no traçado. Com isso, teremos que estar mais atentos do que nunca e adotar uma tocada mais conservadora”, destaca Michelle.

Depois de subir ao pódio duas vezes, a dupla da equipe Pink Energy almeja fechar o ano no Top 5 do Mercedes Grand Challenge. “Mas, para isso, precisamos terminar as corridas. Uma falha mecânica nos tirou da disputa em cinco corridas do ano, quando estávamos bem colocados. Já perdemos pelo menos 60 pontos porque o carro entra em ‘modo de segurança’ sem um motivo aparente”, lamenta Martinez, que volta a ativa depois de perder a etapa do Velopark (RS) por causa de uma contusão no pé.

O paulista revela que depois da etapa gaúcha, realizada no final de outubro, o carro #73 foi para a fábrica da Mercedes-Benz para uma revisão geral. “Foram trocados diversos itens do motor e do sistema eletrônico, numa tentativa de sanar o problema. Vamos torcer para que tudo tenha sido resolvido e que possamos pontuar nas seis últimas provas do ano”, projeta.

O objetivo da dupla em Campo Grande é subir ao pódio em pelo menos uma das duas corridas programadas. Além da disputa do Mercedes-Benz Grand Challenge, competição monomarca que utiliza o modelo C 250 CGI Turbo, o fim de semana terá duas provas da GT, campeonato multimarcas que engloba três categorias (GT3, GT4 e GT Premium).

Os pilotos entram na pista nesta sexta-feira para os primeiros treinos livres. No sábado acontecem os treinos classificatórios e as primeiras corridas do fim de semana. A programação será fechada no domingo, com a visitação aos boxes e mais duas provas.

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