Pena de 17 anos de prisão para autor de atentado com aeromodelo
Um americano que planejou atacar o Pentágono e o Congresso em Washington com aeromodelos carregados com explosivos foi condenado a 17 anos de prisão nesta quinta-feira, em Boston, anunciou o ministério da Justiça. Rezwan Ferdaus, 27 anos, detido em setembro de 2011, foi considerado culpado de “tentativa de destruição de prédio federal com a ajuda […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um americano que planejou atacar o Pentágono e o Congresso em Washington com aeromodelos carregados com explosivos foi condenado a 17 anos de prisão nesta quinta-feira, em Boston, anunciou o ministério da Justiça. Rezwan Ferdaus, 27 anos, detido em setembro de 2011, foi considerado culpado de “tentativa de destruição de prédio federal com a ajuda de explosivos e tentativa de apoio a terroristas”. Além dos 17 anos de prisão, Ferdaus foi condenado a 10 anos de liberdade vigiada.
Físico formado pela Northeastern University, Ferdaus preparou o ataque a partir de janeiro de 2010 contra “os Exércitos dos infiéis para assassinar o máximo de pessoas”, segundo gravações de um agente do FBI que se fez passar por membro da Al-Qaeda. Ferdaus escolheu dois aeromodelos, um F-4 Phantom e um F-86 Sabre, o primeiro com 1,5 metro por 2 metros de envergadura, e o outro com 1,2 x 1,6 metro. A princípio, Ferdaus pretendia atacar apenas o Pentágono, mas em abril de 2011 decidiu estender a ação ao Congresso, jogando um dos aeromodelos contra o Capitólio para “decapitar o império inteiro”.
No mês seguinte, Ferdaus fez o reconhecimento e fotografou os objetivos para o ataque, que empregaria ainda seis homens com armas automáticas, incluindo o próprio físico. Ferdaus adquiriu um aeromodelo F-86 Sabre, 11 quilos de explosivo C4, seis fuzis de assalto AK 47 e várias granadas, tudo proporcionado por agentes infiltrados do FBI que trabalhavam no caso.
Em junho de 2011, o jovem alugou um local para guardar o material do ataque, sob identidade falsa, e modificou telefones celulares para transformá-los em detonadores destinados a ataques de membros da Al-Qaeda contra soldados americanos no exterior.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Natureza sul-mato-grossense: Arara-Azul e Tuiuiú podem se tornar símbolo do Estado e do Pantanal
Projetos de Lei que instituem as aves como símbolos da natureza sul-mato-grossense estão em tramitação na Alems
Está em busca de emprego? McDonald’s está com 30 vagas abertas em Campo Grande
As vagas são para pessoas com ou sem deficiência, e para candidatos com ou sem experiência
Após Bolsonaro, Tenente Portela é indiciado pela PF em investigação sobre golpe de Estado
Portela é citado em relatório da Polícia Federal encaminhado ao STF
Com entrada gratuita, Academia Sul-Mato-Grossense de Letras promove cantata natalina com 6 corais da capital
Cantata Natalina acontece nesta sexta-feira, dia 13 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.