Pedro Gomes recebe atendimento do ônibus da saúde neste final de semana

Pedro Gomes recebe neste sábado (30), a maior estrutura em prevenção ao câncer do país. A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão enviam para o município o Ônibus da Saúde. O ônibus estará estacionado em frente ao Posto de Saúde […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Pedro Gomes recebe neste sábado (30), a maior estrutura em prevenção ao câncer do país. A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul em parceria com o Hospital do Câncer Alfredo Abrão enviam para o município o Ônibus da Saúde.

O ônibus estará estacionado em frente ao Posto de Saúde Central no município, a partir das 7 horas.

Equipado com uma superestrutura que inclui sala de exames ginecológicos, sala de mamografia, consultório médico e centro para pequenas cirurgias. Os pacientes são todos agendados previamente pela equipe da Cassems que realiza uma triagem em mulheres com atrasos em seus exames. “Nós listamos todas as beneficiárias que não realizam exames preventivos e selecionamos os casos mais críticos. Existem episódios de beneficiárias com atraso de mais de dez anos”, é o que conta a médica ginecologista Maria Auxiliadora Budib, que é quem seleciona as pacientes da Cassems.

Segundo o coordenador do programa, Fabrício Colacino, o objetivo do evento é “levar prevenção às famílias que não possuem condições de realizar esses exames fora de suas cidades”. A professora Aliciene Macário de Araújo, moradora de Camapuã, comemora a iniciativa que trouxe para bem perto esses exames essenciais. Aliciene, que foi uma das primeiras pacientes a realizar os preventivos, comenta que a vinda de um ônibus com procedimentos tão completos facilita a vida de quem mora no interior. “Esse ônibus facilitou bastante para quem não tem condições de se deslocar até a Capital para fazer os exames, então o ônibus é uma ótima oportunidade para que as pessoas se preocupem mais com a saúde”. Ela conta que sempre faz o auto-exame de mama, mas que “é bom também receber as orientações de profissionais qualificados, buscando sempre a prevenção”.

Colacino afirma que desde o início do programa, ao menos 40 pacientes já estão em tratamento contra o câncer. “Nós visitamos as cidades e realizamos os exames, quando constatamos que o paciente está com qualquer tipo de problema, ele é diretamente encaminhado ao Hospital do Câncer Alfredo Abrão, onde tem a oportunidade de se tratar. Na maioria das vezes eles nem imaginavam que podiam ter essa doença”. Ainda segundo Colacino, os maiores casos de câncer são os de pele, ocupando o primeiro lugar, seguido por colo de útero e mama.

Conteúdos relacionados