MP abre inquérito para investigar Kassab por inspeção veicular
O Ministério Público de São Paulo informou nesta sexta-feira que instaurou inquérito para investigar condutas criminosas na manutenção do contrato celebrado pela prefeitura da capital paulista e a empresa Controlar S.A para a implantação do programa de inspeção veicular. Um dos investigados é o prefeito Gilberto Kassab (PSD). Segundo o MP, o contrato foi celebrado […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público de São Paulo informou nesta sexta-feira que instaurou inquérito para investigar condutas criminosas na manutenção do contrato celebrado pela prefeitura da capital paulista e a empresa Controlar S.A para a implantação do programa de inspeção veicular. Um dos investigados é o prefeito Gilberto Kassab (PSD).
Segundo o MP, o contrato foi celebrado 1996. “O procedimento vai apurar se o prefeito Gilberto Kassab, o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho, e Ivan Pio de Azevedo, ex-presidente da Controlar, praticaram condutas criminosas previstas na Lei de Licitações e no Decreto Lei nº 201/67”, diz a nota do Ministério Público.
No ano passado, o MP denunciou o prefeito e mais 22 pessoas por improbidade administrativa – que prevê a perda de cargos e direitos políticos e o ressarcimento aos cofres públicos -, e conseguiu uma liminar reconhecendo nulidades no contrato e determinando que o município abrisse nova licitação no prazo de 90 dias para selecionar outra empresa para fazer a inspeção. Em janeiro, porém, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Ari Pargendler, suspendeu a medida, por entender que a mudança poderia causar grave lesão ao interesse público.
O ministro afirmou, na época, não ser possível mensurar o que seria mais prejudicial às finanças do município – se a execução do contrato ou a declaração de sua nulidade. Por isso, a determinação de que o processo siga a tramitação regular, sem a antecipação de tutela.
Segundo o MP, há nulidades na concorrência vencida em 2005 pela Controlar, inabilitação técnica, econômica e financeira da empresa para executar o contrato, fraudes na mudança do controle acionário e na composição do capital social da Controlar, inconstitucionalidade de leis municipais sobre a inspeção veicular obrigatória e uma série de irregularidades que tornariam nulos o contrato e seus aditivos.
O MP alega ainda que processos administrativos demonstram ingerência do prefeito na autonomia da Procuradoria-Geral do município, assim como resistência de Kassab em atender às recomendações do Tribunal de Contas que, de 2007 a 2011, apontou irregularidades no negócio.
Procurados pelo Terra, prefeitura de São Paulo e Controlar informaram que não haviam sido notificados sobre o inquérito. A prefeitura informou ainda que só iria se manifestar após ter acesso ao conteúdo.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.