Morte de Bin Laden é trunfo político para Obama
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está sendo acusado pela oposição de tentar tirar proveito político da morte de Osama Bin Laden, há um ano. Isso não surpreende. Ele está mesmo fazendo bastante alarde em torno do assunto. A questão é se isso não seria de mau gosto e se a campanha de Obama […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está sendo acusado pela oposição de tentar tirar proveito político da morte de Osama Bin Laden, há um ano.
Isso não surpreende. Ele está mesmo fazendo bastante alarde em torno do assunto.
A questão é se isso não seria de mau gosto e se a campanha de Obama não estaria politizando algo que deveria estar acima da política.
O vice-presidente americano, Joe Biden, disse que um adesivo resumindo os quatro anos do governo Obama poderia dizer simplesmente: “Bin Laden está morto. General Motors está viva”.
E a equipe que trabalha na campanha para a reeleição do presidente não está deixando ninguém sair dizendo que o ataque das forças americanas foi o resultado inevitável de decisões óbvias tomadas por figuras obscuras da máquina administrativa.
Muito pelo contrário. Eles insistem que o presidente fez um telefonema corajoso e difícil, contrariando os conselhos de muitos à sua volta.
Essa versão é apresentada de forma explícita em um novo vídeo da campanha, narrado pelo ex-presidente Bill Clinton.
Vários relatos detalhados parecem confirmar a ideia de que Obama foi, na ocasião da morte de Bin Laden, um líder forte, com nervos de aço quando se trata de correr riscos.
E é certamente verdade que se a operação tivesse dado errado, as consequências políticas teriam sido imensas. Pense na sangrenta operação Black Hawk Down, também conhecida como a Batalha de Mogadishu, na Somália, em 1993.
Pense na tentativa fracassada do ex-presidente americano, Jimmy Carter, de resgatar reféns na embaixada americana em Teerã, no Irã, em 1980. Depois, eleve isso à décima potência.
O vídeo também sugere, de forma bastante explícita, que Mitt Romney, o candidato republicano, não teria tomado a mesma decisão que Obama. E cita a seguinte declaração de Romney:
“Não vale a pena mover céu e terra, gastar bilhões de dólares, apenas para tentar pegar uma pessoa.” A campanha de Obama sugere que seu adversário republicano não teria tomado a mesma decisão
Segundo a emissora Fox News, a citação é injusta e fora do contexto porque após essa frase, Romney teria acrescentado: “Ele vai pagar. Ele vai morrer”.
Não é de surpreender que Obama queira usar a morte de Bin Laden como um símbolo. Pode não ter sido a única conquista de seu governo. Mas foi a única a não ser adulterada por políticas partidárias, a única a ser comemorada por praticamente todos os americanos, de todas as inclinações políticas.
Foi também uma notícia recebida com júbilo por alguns daqueles que consideravam Obama um fraco em matéria de segurança nacional.
Para os que se preocupam com o fato de que ele busca por demais o consenso e hesita, essa versão do presidente mostra um homem que consegue correr riscos.
O fato de que Obama pegou Osama parece servir como contexto, dando aval a qualquer outra, mais polêmica, decisão de sua política externa.
Era inevitável que isso seria usado na campanha, mas a equipe parece ter optado por um tom que sugere bravata e até ostentação.
Também é inevitável que a oposição acuse o presidente de falta de modéstia.
A crueza da campanha do presidente pode afastar alguns, mas qualquer briga resultante servirá apenas para destacar que Bin Laden foi, de fato, morto sob o olhar atento e as ordens de Barack Obama.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pela primeira vez, eclosão de ovos de arara-azul em vida livre é captado por armadilhas fotográficas
O registro foi feito em ninhos artificiais no Pantanal
Justiça pede devolução de R$ 92 mil e reprova contas da prefeita eleita em Eldorado
Parecer técnico pediu a reprovação das contas da prefeita eleita
Criança fica ferida após ser atingida por motocicleta no interior de MS
O incidente ocorreu no cruzamento das ruas Élzio Gonçalves Dias e Pedro Basílio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.