Morre Luis Antonio Franco, um dos maiores ambientalistas de MS e do Brasil

Morreu na tarde dessa quinta-feira (12), Luis Antonio Franco, que realizou carreira de sucesso em diversas áreas, em Campo Grande e outras cidades, pois foi jornalista, bancário, escritor e corretor. Natural de Presidente Venceslau, interior paulista, Franco ficou conhecido também por ser ‘incansável na luta pela preservação da natureza’, sendo considerado um dos grandes ambient…

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Morreu na tarde dessa quinta-feira (12), Luis Antonio Franco, que realizou carreira de sucesso em diversas áreas, em Campo Grande e outras cidades, pois foi jornalista, bancário, escritor e corretor.

Natural de Presidente Venceslau, interior paulista, Franco ficou conhecido também por ser ‘incansável na luta pela preservação da natureza’, sendo considerado um dos grandes ambientalistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. Luis Antonio Franco foi, inclusive, fundador e presidente da Fundação Ecológica.

Foi ainda um dos responsáveis pelo projeto, que se tornou Lei Federal 7653. A Lei de Proteção aos Animais foi sancionada em 1988 determinando punir aqueles, por exemplo, os caçadores ou predadores de animais silvestres. A Lei, com crime inafiançável, prevê prisão de dois a cinco anos para quem abater algum tipo de animal silvestre.

Também foi autor do projeto de Lei que se tornou referência e foi batizada de ‘Piracema’, o período de defeso dos peixes, ou seja, quando fica proibida a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul para a reprodução das diferentes espécies de pescado.

Apesar do sucesso em diferentes áreas, Luis Antonio Franco também ficou conhecido por sua simplicidade e por sua grande religiosidade.

Luiz Antonio Franco passava por uma cirurgia no coração, mas não resistiu e faleceu no final da tarde de ontem (12/01).

Conteúdos relacionados