Ministério: metade da população brasileira está acima do peso
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, divulgaram nesta terça-feira os dados mais recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. Um dos dados destacados foi o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, divulgaram nesta terça-feira os dados mais recentes da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), que coletou informações nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal.
Um dos dados destacados foi o fato de 49% da população brasileira sofre excesso de peso. Segundo Barbosa, o excesso de peso é maior entre homens. Além disso, “homens com mais anos de estudo apresentam maior grau de obesidade e excesso de peso”, afirmou. O consumo abusivo de álcool é também é maior na população masculina, “o que é uma tendência quase mundial”, disse.
Um dado positivo foi a diminuição do tabagismo. “Pela 1ª vez estamos abaixo da média em relação ao tabagismo. Isso é retrato das políticas que vêm sendo exercidas”, disse o ministro Padilha. Segundo ele, a decisão da Anvisa de proibir os aditivos em cigarros irá ajudar a redução entre mulheres e jovens. “O reforço da fiscalização contra a pirataria no cigarro também contribui para que os números do tabagismo diminuam mais”, acrescentou.
Sedentarismo
Outra boa notícia foi a redução de sedentarimo da população nos últimos três anos (2009 a 2011), segundo Barbosa. Florianópolis (SC) é a capital brasileira que se destaca na atividade física no tempo livre, com 41% de sua população.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
CCZ oferece atendimento em shopping da Capital neste sábado
Ação faz parte da campanha Dezembro Verde e visa o combate aos maus-tratos e abandono aos animais
Vereadores homenageiam personalidades com a medalha “Destaques da Década”
A medalha é destinada a autoridades, personalidades, políticos, instituições, campanhas, programas ou movimentos que promoveram avanços relevantes para a capital
Rapaz é brutalmente agredido no interior e internado em estado grave na Santa Casa da Capital
A vítima ainda não foi identificada, pois não está portando documento
VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Morador gravou vídeo em cascata de lama na Rua Paranapebas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.