Menino de 11 anos desenha “solução” para crise financeira e ganha prêmio

O menino holandês de 11 anos de idade Jurre Hermans ganhou uma menção especial no prêmio de economia Wolfson Economics, segundo o jornal britânico “Telegraph”. O prêmio buscava uma solução para os problemas na zona do euro. O projeto de Hermans dizia que os gregos deveriam trocar os euros que possuem nos bancos por dracmas, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O menino holandês de 11 anos de idade Jurre Hermans ganhou uma menção especial no prêmio de economia Wolfson Economics, segundo o jornal britânico “Telegraph”. O prêmio buscava uma solução para os problemas na zona do euro.

O projeto de Hermans dizia que os gregos deveriam trocar os euros que possuem nos bancos por dracmas, a moeda usada na Grécia antes de 2001. Os euros com o governo poderiam ser usados para pagar as dívidas e os dracmas seriam dados para a população.

“Os bancos dão todos os euros para o governo grego. Todos os euros juntos formam uma panqueca ou uma pizza. Então o governo grego pode voltar a pagar todas as suas dívidas, e todo mundo que tem uma parte da dívida ganharia um pedaço da pizza”, diz o projeto de Hermans.

O holandês foi um dos 452 candidatos ao prêmio e seu projeto não foi um dos cinco vencedores, mas ele ganhou uma menção honrosa do júri. O prêmio distribuirá 250 mil euros entre os vencedores.

 

Conteúdos relacionados