Líbia prende ex-primeiro-ministro de Kadafi após extradição

As novas autoridades líbias ordenaram neste domingo a prisão de Mahmoudi Baghdadi, o último primeiro-ministro de Muammar Kadafi, após sua extradição pelo governo tunisiano. Em entrevista coletiva em Trípoli, o chefe do governo provisório líbio, Abdel Rahim al Kib, anunciou, além disso, que Baghdadi será julgado por “crimes contra o povo líbio” e que terá […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

As novas autoridades líbias ordenaram neste domingo a prisão de Mahmoudi Baghdadi, o último primeiro-ministro de Muammar Kadafi, após sua extradição pelo governo tunisiano. Em entrevista coletiva em Trípoli, o chefe do governo provisório líbio, Abdel Rahim al Kib, anunciou, além disso, que Baghdadi será julgado por “crimes contra o povo líbio” e que terá direito a um processo “justo e equitativo”.

Kib explicou ainda que o ex-chefe do Executivo está em dependências penitenciárias do Ministério da Justiça e da Polícia Judiciária. Baghdadi foi extraditado neste domingo pelas autoridades da Tunísia, onde estava detido desde setembro de 2011 e cumpriu nove meses de prisão após ter sido consierado culpado pelo crime de entrada ilegal no país.

Membro do círculo próximo do ex-ditador, Baghdadi fugiu da Líbia durante o ataque dos rebeldes à capital e foi capturado por forças tunisianas quando tentava atravessar a fronteira para se refugiar na Argélia. Para Kib, a extradição é fruto “dos intensos esforços diplomáticos” de seu governo, e foi possível graças à aplicação de um acordo judicial assinado com a Tunísia em 1961.

Conteúdos relacionados