Impeachment de Lugo ameaça democracia do Paraguai, diz Unasul

Os chanceleres da Unasul afirmaram nesta sexta-feira que o processo de impeachment do presidente paraguaio, Fernando Lugo, ameaça a democracia do país. Os representantes dos países disseram que “as ações em curso poderiam ser compreendidas nos artigos 1, 5 e 6 do protocolo adicional da Unasul, configurando uma ameaça de ruptura à ordem democrática por […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os chanceleres da Unasul afirmaram nesta sexta-feira que o processo de impeachment do presidente paraguaio, Fernando Lugo, ameaça a democracia do país. Os representantes dos países disseram que “as ações em curso poderiam ser compreendidas nos artigos 1, 5 e 6 do protocolo adicional da Unasul, configurando uma ameaça de ruptura à ordem democrática por não respeitar o devido processo”.

Mais cedo, em entrevista à emissora Telesur, o secretário-geral da Unasul, Alí Rodríguez, alertou que o Paraguai pode estar em meio a um golpe de Estado devido à “rapidez” do julgamento político do presidente do país, Fernando Lugo, e mostrou-se preocupado com um possível “processo de violência”. “Tudo indica que uma decisão já foi tomada e que, pela rapidez com a qual os eventos estão acontecendo, poderíamos estar perante um golpe de Estado”, declarou Rodríguez.

“Há muita gente concentrada em frente ao Congresso e ao palácio, e nosso temor é de que possam haver confrontos, um derramamento de sangue, que é, acima de tudo, o que queremos evitar na Unasul”, acrescentou.

Na última quinta-feira, o presidente Fernando Lugo foi acusado de “mau desempenho” em suas funções, em um julgamento promovido pela Câmara dos Deputados que, de acordo com calendário aprovado, será concluído hoje às 17h30 (Brasília) com uma sentença do Senado constituído como “tribunal”. A origem do pedido de impeachment promovido pela Câmara dos Deputados foi a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de 6 policiais em um confronto armado na última sexta-feira, em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, durante a desocupação de uma fazenda.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados