IBGE: inflação oficial triplica alta em abril puxada por cigarros

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta 0,64% em abril, variação três vezes maior que o resultado de 0,21% em março, segundo afirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Foi a maior alta mensal do índice utilizado pelo governo nas metas oficiais de inflação desde abril de […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta 0,64% em abril, variação três vezes maior que o resultado de 0,21% em março, segundo afirmou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Foi a maior alta mensal do índice utilizado pelo governo nas metas oficiais de inflação desde abril de 2011, quando registrou 0,77%.

“O principal destaque no mês foram os cigarros, cujos preços subiram 15,04% diante do reajuste médio de 25% em vigor a partir de 6 de abril. Com 0,12 ponto percentual, constituíram-se no principal impacto no mês”, afirmou o IBGE em nota.

No entanto, o acumulado em 2012 ficou em 1,87%, abaixo da taxa de 3,23% relativa ao mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, o índice situou-se em 5,10%, inferior aos 5,24% relativos aos doze meses imediatamente anteriores. A meta de inflação do governo para este ano é 4,5% com margem de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Conteúdos relacionados