Festival abre portas de MS para cultura da América do Sul
As artes sul-americanas que se unem em Mato Grosso do Sul tomam seu espaço em Corumbá para mais um Festival América do Sul, que acontece de 26 a 30 de abril. A programação das atrações, inclusive internacionais, já está disponível e apresenta oficinas, música, artes cênicas, literatura, cinema, artes plásticas e artesanato. Tudo isso tendo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
As artes sul-americanas que se unem em Mato Grosso do Sul tomam seu espaço em Corumbá para mais um Festival América do Sul, que acontece de 26 a 30 de abril. A programação das atrações, inclusive internacionais, já está disponível e apresenta oficinas, música, artes cênicas, literatura, cinema, artes plásticas e artesanato. Tudo isso tendo como pano de fundo a beleza do turismo pantaneiro. Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela estarão presentes em todas as artes.
A exposição A Mão da América contará com 25 obras de artistas renomados, tais como Braun Vega (Perú), Caciporé Torres (Brasil); Elifas Andreatto (Brasil) Nino Milan (Brasil); Nora Chernafosky (Argentina); Daniel Cerda e Gonzalo Latoja (Chile), entre outros.
A Cia. Vidanza, da Bolívia, apresenta, inspirada na cidade de La Paz e seus espaços, uma coreografia que traz seus ritmos, sons, ruas, sua gente e festas, uma vez que combina dança e música, folk tradicional e contemporânea.
O espetáculo teatral argentino Um Único Mundo, com apenas o ator Carlos Vignola em cena, conta através de nove personagens uma história de amor na conquista da América. Em 1519, um nobre espanhol e sua frota chegam ao território asteca impondo, colonizando e expropriando terras, mas ao conhecer o povo asteca, pouco a pouco modifica seus sentimentos e convicções.
Já os músicos peruanos Laura Valle e Sergio Valdeos levam a Corumbá o show Afro Peruano, uma mistura de ritmos homenageando cultura negra sincretizada dentro da chamada “cultura criolla”, que também conflui a cultura espanhola e indígena.
O Festival contará também com exibições de filmes, entre eles o argentino El Hombre de Al Lado, de 2009, dirigido por Mariano Cohn e Gastón Duprat, que conta a história de Leonardo, um designer industrial e Madeinusa, do Peru, de 2006, dirigido por Claudia Llosa, que conta a vida de uma menina de 14 anos que vive no vilarejo de Manayaycuna, localizado em algum ponto remoto das montanhas da Cordilheira Branca peruana.
O exímio instrumentista paraguaio Juan Panchi Duarte, que também se apresenta no FAS, compõe e canta a partir da tradição musical de sua região natal até chegar a um sincretismo musical bem contemporâneo. Não por acaso, nos últimos anos, foi escolhido o representante do Paraguai em festivais de guitarras na França e nos EUA, entre outros lugares.
Já a também paraguaia Perla, que se apresenta com Renato Borghetti, é considerada a artista paraguaia de maior destaque internacional. Já vendeu mais de 10 milhões de discos em sua vasta carreira como intérprete. Os dois se apresentam individualmente, trazendo ao palco do festival mais um grande encontro da música sul-americana.
Grupo musical formado há cinco anos em Buenos Aires, a Orquesta Jungla explora a poderosa combinação de percussão tradicional do oeste da África com sessões de guitarra, baixo elétrico e metais. Com um repertório de gêneros da América com raiz negra, como o reggae e o jazz, podemos esperar um show contagiante e dançante no Festival.
O FAS é uma promoção do Governo de Mato Grosso do Sul, Prefeitura Municipal de Corumbá, e curadoria compartilhada do Memorial da América Latina. Conta com o patrocínio do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e Telégrafos, Petrobras, Sebrae, Vale, e apoio do Moinho Cultural Sul-Americano e Museu de História do Pantanal.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.