Feriado traz preocupação aos hemocentros por causa da redução dos estoques de sangue

Os feriados longos significam preocupação para os hemocentros do país. Nesses períodos, quando muita gente viaja para aproveitar o fim de semana esticado, o volume de doações chega a cair 20%. Por isso, o Ministério da Saúde pede à população que ajude a repor os estoques de sangue nesta Semana Santa. O Hemocentro de Brasília, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os feriados longos significam preocupação para os hemocentros do país. Nesses períodos, quando muita gente viaja para aproveitar o fim de semana esticado, o volume de doações chega a cair 20%. Por isso, o Ministério da Saúde pede à população que ajude a repor os estoques de sangue nesta Semana Santa. O Hemocentro de Brasília, por exemplo, vai ficar fechado amanhã (6), Sexta-Feira da Paixão, mas reabrirá no sábado (7).

Mesmo quem viajou neste feriadão pode doar sangue. Os doadores devem procurar o posto de saúde mais próximo de onde está passando o feriado e se informar sobre o serviço. É preciso apresentar um documento com foto, pesar mais de 50 quilos (kg) e ter entre 18 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais.

Para doar, não é necessário ficar em jejum, mas o doador deve respeitar um período mínimo de repouso de seis horas. E não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Também deve evitar fumar pelo menos duas horas antes de fazer a doação. Quem toma remédios controlados ou de forma contínua deve se informar, no próprio posto de saúde, sobre restrições à doação de sangue.

Pessoas que contraíram hepatite depois dos 11 anos de idade; que estão expostas a doenças sexualmente transmissíveis ou que mantiveram relações sexuais sem camisinha com parceiro desconhecido; mulheres grávidas ou amamentando; e usuários de drogas não podem doar sangue.

Conteúdos relacionados