Embarcação de bandeira brasileira naufraga na Antártida, informa Marinha

A Marinha do Brasil informou na noite deste sábado (7) que a embarcação de bandeira brasileira “Mar Sem Fim”, de propriedade de João Lara Mesquita, naufragou na Baía Maxwel, Enseada Ardley, em frente à base chilena “Presidente Eduardo Frei Montalva”, na Antártida. Os quatro tripulantes já haviam deixado a embarcação, por causa das condições climáticas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Marinha do Brasil informou na noite deste sábado (7) que a embarcação de bandeira brasileira “Mar Sem Fim”, de propriedade de João Lara Mesquita, naufragou na Baía Maxwel, Enseada Ardley, em frente à base chilena “Presidente Eduardo Frei Montalva”, na Antártida. Os quatro tripulantes já haviam deixado a embarcação, por causa das condições climáticas adversas.

Segundo nota da Marinha, o naufrágio se deu, provavelmente, pela compressão sofrida pelo acúmulo de gelo ao redor da embarcação.

O grande acúmulo de gelo impede o acesso à Baía Maxwel pelos navios da Marinha do Brasil Ary Rongel e Almirante Maximiano, que já deixaram a Estação Antártica Comandante Ferraz, em direção a cidade de Punta Arenas, para regresso ao Brasil.

Estão sendo tomadas as medidas possíveis e necessárias, com o apoio da base chilena, para evitar eventuais danos ambientais que possam ser causados pelo naufrágio.

Acidente em estação brasileira

No dia 25 de fevereiro, um incêndio atingiu a Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida, matando dois militares, o suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base. O primeiro-sargento Luciano Gomes Medeiros ficou ferido.

 

Conteúdos relacionados