Dois maiores partidos gregos perdem espaço no Parlamento

O partido socialista Pasok e o conservador Nova Democracia, as maiores legendas da Grécia, conquistaram entre 31% e 37% dos votos, de acordo com pesquisas de boca de urna feitas durante as eleições parlamentares gregas deste domingo. O desempenho gera questionamentos sobre se os dois partidos conseguirão apoio suficiente para formar a maioria de 300 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O partido socialista Pasok e o conservador Nova Democracia, as maiores legendas da Grécia, conquistaram entre 31% e 37% dos votos, de acordo com pesquisas de boca de urna feitas durante as eleições parlamentares gregas deste domingo. O desempenho gera questionamentos sobre se os dois partidos conseguirão apoio suficiente para formar a maioria de 300 cadeiras no Parlamento, mesmo considerando as 50 vagas extras às quais o partido mais votado tem direito.

Encerrada a votação, os primeiros dados de apuração traziam o Nova Democracia à frente com até 20% dos votos. A Coalizão da Esquerda Radical, que se opõe ao programa de austeridade do governo grego, viu seu apoio mais do que triplicar, podendo fechar o pleito com até 18,5% dos votos, o que tornaria a aliança no segundo maior partido do Parlamento.

O Pasok, por sua vez, caiu para o terceiro lugar, ficando com 14% a 17% dos votos. O partido neonazDista Amanhecer Dourado teria ficado com 6% a 8% dos votos. As mesmas pesquisas revelaram também que outros sete partidos tiveram os votos necessários para ter representação no Parlamento.

Na primeira eleição grega desde o início crise econômica e após o país receber dois pacotes de ajuda de seus parceiros europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI), os resultados podem não ser suficientes para organizar as forças políticas da Grécia, o que poderia forçar a convocação de novas eleições.

Conteúdos relacionados