Dilma sanciona regulamentação para motoristas profissionais
Dentro de 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão regulamentação própria para a categoria, que incluirá descanso mínimo de 30 minutos a cada 4h de trabalho, entre outras garantias. As informações são da Agência Senado. A proposta foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As regras valem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dentro de 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão regulamentação própria para a categoria, que incluirá descanso mínimo de 30 minutos a cada 4h de trabalho, entre outras garantias. As informações são da Agência Senado. A proposta foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
As regras valem para profissionais que atuem no transporte de passageiros e de cargas. Dilma Rousseff vetou incisos que incluíam na categoria motoristas de outras áreas e operadores de trator.
A legislação aprovada estabelece intervalo mínimo de 1h para refeição, repouso diário de 11h a cada 24h e descanso semanal de 35h. Foram vetados dispositivos que permitiam flexibilizar esses limites. Pela nova regulamentação, ficam proibidas remunerações condicionadas à distância percorrida, ao tempo de viagem e à quantidade de produtos transportados.
Pela nova lei, motoristas profissionais têm garantidos acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional; atendimento de saúde; isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros; e proteção do Estado contra ações criminosas.
A lei também impõe uma série de deveres aos motoristas, como manter-se atento às condições de segurança do veículo; dirigir com prudência e respeitar os tempos mínimos de descanso. Além disso, os profissionais são obrigados a se submeter a testes e a programas de controle de uso de drogas e de bebida alcoólicas, instituídos pelo empregador.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
Câmeras corporais de São Paulo não atendem especificação do STF
A análise de Edler cita a possibilidade de se fazerem aditivos ao contrato
Operário e Costa Rica disputam final do Estadual Feminino no próximo sábado
Final do Estadual Feminino no próximo sábado (14) no Estádio Jacques da Luz
Vendas de veículos financiados crescem 12,4% em novembro
No acumulado do ano até novembro, as vendas financiadas de veículos somaram 6,5 milhões de unidades
Assembleia homenageia descendentes italianos de MS
Em dia 3 de janeiro de 1874, 388 italianos embarcaram no navio La Sofia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.