Dilma sanciona regulamentação para motoristas profissionais
Dentro de 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão regulamentação própria para a categoria, que incluirá descanso mínimo de 30 minutos a cada 4h de trabalho, entre outras garantias. As informações são da Agência Senado. A proposta foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. As regras valem […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Dentro de 45 dias, os motoristas profissionais brasileiros terão regulamentação própria para a categoria, que incluirá descanso mínimo de 30 minutos a cada 4h de trabalho, entre outras garantias. As informações são da Agência Senado. A proposta foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.
As regras valem para profissionais que atuem no transporte de passageiros e de cargas. Dilma Rousseff vetou incisos que incluíam na categoria motoristas de outras áreas e operadores de trator.
A legislação aprovada estabelece intervalo mínimo de 1h para refeição, repouso diário de 11h a cada 24h e descanso semanal de 35h. Foram vetados dispositivos que permitiam flexibilizar esses limites. Pela nova regulamentação, ficam proibidas remunerações condicionadas à distância percorrida, ao tempo de viagem e à quantidade de produtos transportados.
Pela nova lei, motoristas profissionais têm garantidos acesso gratuito a programas de formação e aperfeiçoamento profissional; atendimento de saúde; isenção de responsabilidade por prejuízos patrimoniais causados por terceiros; e proteção do Estado contra ações criminosas.
A lei também impõe uma série de deveres aos motoristas, como manter-se atento às condições de segurança do veículo; dirigir com prudência e respeitar os tempos mínimos de descanso. Além disso, os profissionais são obrigados a se submeter a testes e a programas de controle de uso de drogas e de bebida alcoólicas, instituídos pelo empregador.
Notícias mais lidas agora
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Últimas Notícias
Campo Grande institui selo que incentiva proteção e bem-estar animal em condomínios
Para obter o selo, os condomínios devem atender aos critérios de segurança, higiene, lazer e adoção responsável de animais
Crack e R$ 35 mil: Polícia fecha ‘boca de fumo’ em Eldorado e prende três
Na casa ainda tinha materiais para preparo da droga, quatro aparelhos celulares e caderno com anotações
Polícia Militar abre seleção interna para 692 praças e 73 oficiais em MS
Confira a relação de vagas
Trio de irmãos é acusado de drogar e estuprar mulheres por mais de 10 anos nos EUA
Eles teriam se aproveitado de conexões no mundo imobiliário de luxo para cometer crimes
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.