Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado em MS
Amanhã (21) é o Dia Internacional da Síndrome de Down, e para comemorar a data a Sociedade Educacional Juliano Varela, promove a 1ª Caminhada Internacional da Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul. A concentração será amanhã às 8h, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho, em Campo Grande. Os […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Amanhã (21) é o Dia Internacional da Síndrome de Down, e para comemorar a data a Sociedade Educacional Juliano Varela, promove a 1ª Caminhada Internacional da Síndrome de Down em Mato Grosso do Sul.
A concentração será amanhã às 8h, na Avenida Afonso Pena, esquina com a Rua 14 de Julho, em Campo Grande. Os cerca de 150 alunos da escola irão percorrer a 14 de Julho, até a Rua Barão do Rio Branco, e depois seguir à Praça do Rádio Clube, onde irão demonstrar as habilidades aprendidas na escola, como a capoeira, dança, e a apresentação da banda (fanfarra). A ideia é apresentar à sociedade as potencialidades e qualidades das pessoas especiais.
Surgimento da Sociedade Educacional Juliano Varela
Em 19/12/1991, nasceu Juliano Fernandes Varela, com a Síndrome de Down, filho de Carlos Varela e Maria Lucia Nogueira Fernandes Varela, que tiveram total apoio de suas famílias e dos amigos, Dr. Marcelo Miranda Soares, sua esposa Mariíta Cançado Soares e seus filhos, em especial o padrinho de Juliano, Paulo Eduardo Cançado Soares, que financiaram os atendimentos de Estimulação Precoce na Clínica de Reabilitação Dr. Veras, no Rio de Janeiro, e após 2 anos, em 1994, fundaram a Sociedade Educacional Juliano Varela.
Atualmente, a Associação atende a 157 alunos, com o objetivo de desenvolver a pessoa com Síndrome de Down favorecendo sua inclusão junto à sociedade. A Sociedade é uma instituição filantrópica, possui convênios com órgãos públicos e privados, recebe doações de empresas e pessoas físicas, sua diretoria é formada por pais de alunos da “Escola de Desenvolvimento Especial Juliano F. Varela”.
A Juliano Varela atende aos bebês com Síndrome de Down, oferecendo atendimento clínico nas áreas de fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional e apoio psicológico à família. O objetivo do trabalho, que acontece de forma semanal, é o de estimular o desenvolvimento motor global, inibir os reflexos, orientar na alimentação, auxiliar no desenvolvimento da fala e linguagem, sempre pensando em diminuir o atraso decorrente da Síndrome de Down e favorecer a independência.
O programa se estende da Educação Infantil para o Ensino Fundamental e Educação Profissional com a Formação Continuada de Trabalhadores. A Proposta Pedagógica oferece aulas de Artes, Educação Física, Atividades Pedagógicas, utilizando diversos estímulos, sempre com a finalidade de melhorar a qualidade de vida de todos os alunos com Síndrome de Down e tornar real a inclusão social.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.