Conselho dos Diretos da Pessoa Idosa discute ações para 2012

Os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reuniram-se no dia 10 de maio, nas dependências da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), para discutir e propor ações para os idosos de Nova Andradina. Considerando a preocupação dos conselheiros em relação à pessoa idosa, foram tratados assuntos de grande relevância, que […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reuniram-se no dia 10 de maio, nas dependências da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcias), para discutir e propor ações para os idosos de Nova Andradina. Considerando a preocupação dos conselheiros em relação à pessoa idosa, foram tratados assuntos de grande relevância, que devem ser desenvolvidos durante este ano.
 
Na oportunidade, foram apresentados os novos conselheiros que estarão representando os idosos de Nova Andradina, conforme a pactuado na II Conferência Regional da Pessoa Idosa de 2011, Francisco Glória Nunes e Ermezilda Lopes Paulo, que foram recebidos com muito carinho pelos demais conselheiros, e de imediato, ambos se colocaram à disposição para trabalhar pela causa.
 
Nesta reunião, também foi discutido o Projeto Faça um Idoso Feliz, um desafio visando transformar a vida cotidiana dos idosos, proporcionando momentos prazerosos através de padrinhos afetivos, principalmente em datas comemorativas e importantes, como aniversário, páscoa, dia dos pais, das mães, natal, entre outras datas.
 
O Projeto Faça um Idoso Feliz tem como público-alvo os idosos que são usuários da rede de atendimento do município de Nova Andradina, referenciados pela Semcias/CREAS e do Lar Sagrado Coração de Jesus, ou seja, os idosos com direitos violados. No final do ano passado, foi realizada experiência com os idosos do Lar Sagrado Coração de Jesus com grande sucesso, e agora o conselho está retornando com o projeto. Serão convidadas pessoas da sociedade para participar de uma ampla reunião e conhecer as diretrizes, e posteriormente, poderem aderir a este projeto.
 
Também foi citada a questão de como estão sendo identificados os veículos dos idosos para usufruir das vagas prioritárias, conforme sugeriu a presidente do Conselho, Jozeli Chulli. A presidente recebeu a informação através do secretário de Serviços Públicos, Roberto Ginel, de que já existe este trabalho, e para o idoso receber a placa de identificação, basta procurar a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, munido de identidade e documento do veículo, que será feito um cartão para que seja colocado no carro quando estacionado, para não ter problema do veículo ser autuado. “Precisamos de ampla divulgação para que os idosos tenham acesso”, declarou Jozeli.
 
Em relação às denúncias de maus tratos a idosos, os conselheiros foram orientados que a Semcias/CREAS são os órgãos responsáveis para verificar as denúncias e acompanhá-las. “O mais importante é firmamos as parcerias para que todas as ações sejam eficazes, além de divulgar para que a sociedade tenha ciência de que existe um órgão competente para atender aos idosos, em todas as circunstâncias”, disse a presidente do conselho, Jozeli Chulli.

Conteúdos relacionados