Chávez anuncia nova visita de Ahmadinejad à Venezuela
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que o governante do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará Caracas “em poucos dias”, para seguir avançando em sua aliança binacional “para a paz”. “Em breve vem nos visitar o presidente Lukashenko, o presidente bielorrusso, e também o presidente do Irã, Ahmadinejad”, disse Chávez em um ato do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quarta-feira que o governante do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitará Caracas “em poucos dias”, para seguir avançando em sua aliança binacional “para a paz”. “Em breve vem nos visitar o presidente Lukashenko, o presidente bielorrusso, e também o presidente do Irã, Ahmadinejad”, disse Chávez em um ato do comando militar transmitido em cadeia obrigatória de rádio e televisão.
Chávez indicou recentemente que Aleksandr Lukashenko visitaria o país em 26 de junho, mas não especificou a data da chegada do iraniano, embora, garantiu que será depois da realização no Brasil da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20. “Eles vêm a Rio e querem passar por aqui a nos visitar, para nos cumprimentar e seguir avançando nos projetos, nas alianças, todas para a paz”, destacou o venezuelano.
O último encontro entre Chávez e Ahmadinejad ocorreu em 9 de janeiro, no início de uma viagem que levou o presidente iraniano pela América Latina. Na ocasião, a comunidade internacional aumentou a pressão contra Teerã por causa de seu programa nuclear.
Durante a visita, a quinta de Ahmadinejad a Caracas, os líderes prometeram amizade “para sempre” e reafirmaram sua aliança para “frear a loucura imperialista”. Essa visita permitiu realizar o encontro adiado em setembro do ano passado, quando o líder iraniano suspendeu uma viagem à Venezuela devido à recuperação de Chávez, que em junho passado foi operado de um tumor canceroso.
Venezuela é um dos principais aliados do Irã na América e os laços bilaterais foram se estreitando desde que Ahmadinejad chegou ao poder em 2005. Neste momento, os dois países têm programas de cooperação em setores como energia, habitação, automóvel, alimentar e tecnológico.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.