Cerca de 23 mil sul-mato-grossenses fazem prova do Enade

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) deste ano será aplicado neste domingo (25)  para 587,3 mil alunos de 1,8 mil instituições de ensino superior. Em Mato Grosso do Sul cerca de 23 mil acadêmicos estão inscritos. A prova é obrigatória para receber o diploma universitário, uma vez que o exame é um componente curricular da […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) deste ano será aplicado neste domingo (25)  para 587,3 mil alunos de 1,8 mil instituições de ensino superior. Em Mato Grosso do Sul cerca de 23 mil acadêmicos estão inscritos. A prova é obrigatória para receber o diploma universitário, uma vez que o exame é um componente curricular da graduação.

O Enade é usado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o País. A prova, com 40 questões, será aplicada às 13h (hora de Brasília) de domingo. Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado será divulgado até 25 de dezembro.

É recomendado que os estudantes cheguem aos locais do exame com pelo menos 45 minutos de antecedência. É preciso levar um documento de identidade com foto, além do cartão de informação de cada candidato inscrito. A folha de respostas deve ser preenchida com caneta esferográfica preta.

São obrigados a fazer a prova os universitários que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem – todos fazem a prova.

Neste domingo, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.

De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, o Estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371).

Sanções para desempenho ruim

Um desempenho ruim no Enade – assim como em outras avaliações – pode levar o MEC a colocar um ou mais cursos, ou a instituição de ensino como um todo, em regime de supervisão especial. Nesse processo, o MEC informa as medidas que devem ser adotadas para sanar as deficiências observadas, com prazo de dois semestres para a realização de nova avaliação, a fim de verificar se as correções foram atendidas.

Caso as orientações do ministério não tenham sido cumpridas, a instituição fica sujeita à abertura de processo administrativo e a penalidades como desativação de curso, suspensão de ingresso de novos alunos ou até descredenciamento da entidade. No último caso, os alunos são transferidos para outras instituições.

Conteúdos relacionados