Casas tombadas da Vila Ferroviária são revitalizadas

Cinquenta e seis casas tombadas como patrimônio histórico da Vila dos Ferroviários de Campo Grande foram revitalizadas. Nos imóveis, construídos na década de 30, período em que a via férrea era o principal meio de transporte, residiram funcionários da extinta Noroeste do Brasil (NOB). A revitalização aconteceu por meio do projeto “Tudo de Cor”, desenvolvido […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cinquenta e seis casas tombadas como patrimônio histórico da Vila dos Ferroviários de Campo Grande foram revitalizadas. Nos imóveis, construídos na década de 30, período em que a via férrea era o principal meio de transporte, residiram funcionários da extinta Noroeste do Brasil (NOB).

A revitalização aconteceu por meio do projeto “Tudo de Cor”, desenvolvido pela prefeitura, em parceria com a Coral Tintas.

Quem recorda de boa parte da história daquela rua estreita, que hoje é visitada por quem vai até a Esplanada ou a Feira Central de Campo Grande, é o maquinista aposentado Donizete de Oliveira, que há 30 anos reside naquela rua.

“Assisti praticamente tudo que aconteceu nesta vila. Vi muita gente chegar, outras saírem. Isso aqui é onde começa parte da história da cidade. Tanto que já pensamos até em transformar aqui em um condomínio. Mas sabemos que cada casa daqui e esses paralelepípedos são páginas da história dos campo-grandenses. A iniciativa de restaurar é importante porque é tão triste saber que meus netos não vão saber o que é andar de trem. Não terão essa magia. Então, cuidar disso aqui nos desperta novamente essa sensação boa de fazer parte do que aconteceu por aqui”, conta o ex-funcionário da Noroeste do Brasil (NOB).

Moradia de engenheiros e funcionários graduados, o local tornou-se, no decorrer do tempo, um dos principais pontos históricos de Campo Grande. Apesar da ação do tempo, a vila mantém parte das características originais. Esse momento, de reavivar essas casas, é um marco para a cidade, devido ao valor histórico.

Ao relembrar que a via férrea era o principal meio de transporte na região, o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) destacou a importância da iniciativa de restaurar a fachada da Vila dos Ferroviários.

“Foi neste local onde deu início ao desenvolvimento econômico de Mato Grosso do Sul e de Campo Grande. A maioria dos que residem aqui contribuíram para impulsionar o progresso do nosso Estado. Então, nada mais justo do que usar essa parceria com a Coral Tintas para presentear esses moradores e, estendendo aos campo-grandenses, que têm vivo em sua memória como tudo isso começou”, considerou Nelsinho.

(Com informações do CG Notícias)

Conteúdos relacionados