Câmara aprova direito de livre organização de estudantes
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (14), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3847/04, do ex-deputado Marcelino Fraga, que regulamenta o direito de organização dos estudantes nas escolas públicas e privadas, na educação básica e no ensino superior. O relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), recomendou a aprovação […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou nesta quinta-feira (14), em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 3847/04, do ex-deputado Marcelino Fraga, que regulamenta o direito de organização dos estudantes nas escolas públicas e privadas, na educação básica e no ensino superior.
O relator, deputado Maurício Quintella Lessa (PR-AL), recomendou a aprovação da matéria, que seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja analisada pelo Plenário. O texto aprovado é um substitutivo acatado anteriormente pela Comissão de Educação e Cultura aos PLs 3847/04 e 5697/05, que trata do mesmo assunto e tramita em conjunto.
Conforme o substitutivo, as escolas e universidades deverão assegurar a livre organização estudantil em associações civis que representem os interesses e expressem as reivindicações dos alunos. Os representantes eleitos pelos estudantes ou indicados por suas entidades deverão participar dos órgãos colegiados acadêmicos dos estabelecimentos de ensino.
Garantias
Ainda de acordo com a proposta, são garantidos aos órgãos de representação estudantil espaço próprio nos estabelecimentos de ensino, o direito de divulgar informativos e o acesso dos representantes às salas de aula, mediante comunicação prévia ao professor. Também é assegurada a rematrícula de integrantes das entidades estudantis no período de seu mandato, nos estabelecimentos privados, desde que estejam em dia com suas obrigações.
O projeto também prevê o acesso dos alunos de instituições privadas à metodologia de elaboração das planilhas de custos usadas para a fixação do valor das mensalidades.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Pedestre morre atropelado por caminhão na BR-376 em Fátima do Sul
Acidente aconteceu entre o Aeródromo e a região conhecida como ‘Tonico Rosso’
Atletas do MS participam da Copa Nacional Quilombola
Participam da Copa Nacional Quilombola 26 equipes
Pais presos após bebê de 2 meses ser agredido e queimado com cigarro responderão pelo crime de tortura em MS
O casal foi preso na última quinta-feira (5), contudo, o caso veio à tona somente nesta quarta-feira (11)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.