Cadeia de Mundo Novo funciona com limite acima de sua estrutura física
A cadeia pública de Mundo Novo contava até na manhã desta segunda-feira (1º), com 50 presos. E a divisão não era igualitária nas seis celas existentes na delegacia. Isto porque um preso, que recentemente invadiu residências em Mundo Novo com o intuito de abusar de crianças, está sendo mantido em separado para resguardo da sua […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A cadeia pública de Mundo Novo contava até na manhã desta segunda-feira (1º), com 50 presos. E a divisão não era igualitária nas seis celas existentes na delegacia. Isto porque um preso, que recentemente invadiu residências em Mundo Novo com o intuito de abusar de crianças, está sendo mantido em separado para resguardo da sua integridade física. Segundo a delegacia, a sua transferência aconteceria em questão de horas, o que seria um ganho de uma cela nas dificuldades apresentadas. Outra cela vem sendo usada por cinco mulheres. Os outros 44 detentos estão divididos em 4 celas de 12 m². O número correto de detentos seria de quatro por cela (número de camas). Ou seja, quase três vezes mais, já que temos 11 presos por cela.
Delegado não comenta situação
O delegado Natanael Mathias não quis comentar as informações e dar qualquer tipo de declaração sobre a situação atual e também não autorizou a nossa reportagem de fotografar a superlotação. O problema carcerário é um problema crônico no país. Em 2007 a delegacia de Mundo Novo teve quase setenta presos. Hoje, outras medidas já estão sendo executadas pela justiça, como ações socioeducativas e apagamento de fianças. Estas ações causam críticas dos mais conservadores, que não querem tanta “facilidade” para os que cometem crimes e respondem seus delitos em liberdade, sendo, na opinião destes, um perigo grande para a sociedade. Por outro lado, há a corrente dos que veem o nosso sistema carcerário como falido e que não recupera ninguém. Não são poucos os que afirmam que o sistema carcerário brasileiro para “os marinheiros de primeira viagem”, serve apenas como escola do crime os colocando de volta na sociedade como muito mais perigoso do que antes.
Notícias mais lidas agora
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
Últimas Notícias
Chefe de missão da ONU: Síria não deve repetir caos ocorrido na Líbia
Paulo Sérgio Pinheiro faz alerta para situação humanitária no país
Bolsa Família: beneficiários com NIS final 3 recebem parcela de dezembro nesta quinta-feira
Em Mato Grosso do Sul, cerca de 204 mil famílias recebem o Bolsa Família
Indenização do Nasa Park a famílias atingidas por barragem deve passar de R$ 1,3 milhão
Vítimas caminham para acordo com proprietários do empreendimento de luxo
LOA 2025: receita e despesas de Campo Grande serão votadas em duas sessões nesta quinta
Foram apresentadas 557 emendas ao projeto sobre a LOA (Lei Orçamentária Anual)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.