Atletas medalhistas em Londres serão embaixadores das Olimpíadas Escolares
Grandes talentos do esporte nacional estimulam a participação de estudantes que disputam 13 modalidades esportivas nas Olimpíadas Escolares
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grandes talentos do esporte nacional estimulam a participação de estudantes que disputam 13 modalidades esportivas nas Olimpíadas Escolares
As Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012 vão contar com 16 ídolos do esporte nacional, entre eles cinco medalhistas dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. Os participantes, selecionados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), vão atuar como Embaixadores dos jogos escolares deste ano. A competição tem início no próximo domingo (25), na capital do Mato Grosso.
As Olimpíadas Escolares reunirão cerca de quatro mil alunos/ atletas com idade entre 15 e 17 anos para a disputa de 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).
Os campeões olímpicos Arthur Zanetti, da ginástica artística, e Sarah Menezes, do judô, já confirmaram presença na maior competição escolar do Brasil e transmitirão suas experiências aos jovens a nova geração. O premiado elenco selecionado pelo Comitê conta também com os medalhistas olímpicos em Londres, Alison (vôlei de praia), Yane Marques (pentatlo modernos) e Adriana Araujo (boxe).
Outros destaques do esporte brasileiro também servirão de modelo para os jovens que competirão em Cuiabá: Vanderlei Cordeiro (atletismo), Erika Souza (basquete), Ana Sátila (canoagem slalom), Luciano Pagliarini (ciclismo), Angelica Kvieczynski (ginástica rítmica), Lucila Viana da Silva e Maik Ferreira dos Santos (handebol), Tatiana Lemos (natação), Diogo Silva (taekwondo), Hugo Hoyama (tênis de mesa) e Anderson Rodrigues (vôlei).
“A dedicação ao esporte, que por muitas vezes fez com que os Embaixadores abrissem mão de outros interesses para treinar e competir, e a importância de se participar das competições sempre de maneira limpa são alguns dos conceitos passados por atletas em suas visitas às Olimpíadas Escolares”. comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB e diretor-geral das Olimpíadas Escolares.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.
Embaixadores das Olimpíadas
Os jogos estimulam o interesse dos jovens em escolas de todo o País, que realizam etapas estaduais antes do evento nacionalNo Programa Embaixadores das Olimpíadas Escolares, ícones do esporte nacional, incluindo campeões olímpicos, mundiais e pan-americanos, vão ao encontro dos participantes da competição estudantil para compartilhar suas experiências e disseminar o espírito olímpico.
Em Cuiabá, os atletas farão uma série de atividades juntos aos estudantes participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras. O grupo de Embaixadores também visitará instituições de ensino públicas e particulares, proporcionando aos alunos da cidade-sede da competição momentos de aprendizado e de incentivo para que participem das atividades esportivas.
Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares também despertam o interesse pela prática esportiva e divulgam os valores do esporte para os estudantes das cidades, que são sedes das etapas nacionais e não apenas para os participantes das competições.
As Olimpíadas Escolares visam a prática esportiva entre os jovens brasileiros, o retorno das disputas estudantis, e, principalmente promover a inclusão social dos jovens a partir do esporte. Além de revelar atletas que podem atingir índices olímpicos e demais competições de alto rendimento.
Os jogos envolvem escolas de todo o País, que realizam etapas estaduais antes do evento nacional. Diversas modalidades esportivas fazem parte do calendário, tais como futsal, basquete, vôlei, handebol, atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez.
Todos devem estar matriculados no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio, tanto de escolas públicas ou privadas. Os custos e despesas com transporte, hospedagem e alimentação ficam a cargo dos organizadores do evento.
Notícias mais lidas agora
- Dupla invade casa e tenta matar morador na frente da filha de 6 anos em Campo Grande
- STF nega mais uma tentativa de Waldir Neves para voltar ao TCE-MS e mantém tornozeleira
- ‘R$ 290 mil é café’: lobista ironiza com advogado de MS sobre valor para comprar sentença no STJ
- Indígena de 3 anos é picada por cascavel e levada em estado grave para hospital
Últimas Notícias
Mais quatro drones passam a fiscalizar motoristas no trânsito de Campo Grande
A BPMTran não divulga os locais onde o drone atua
Deputados discutem orçamento para 2025, planejamento e operações de crédito em sessão desta quarta-feira na ALEMS
Todos os projetos votados são de autoria do Poder Executivo
Está em busca de emprego? Funtrab oferta 1.285 vagas para Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.