Projeto obriga Estado a pagar perícia em ação popular e civil pública
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 7871/10 que isenta os autores de ação popular e de ação civil pública do pagamento honorários de peritos judiciais. Conforme o projeto, essa despesa deve ser paga pelo Estado – mais especificamente, o ente público potencial beneficiário das ações. Em 2010, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 7871/10 que isenta os autores de ação popular e de ação civil pública do pagamento honorários de peritos judiciais. Conforme o projeto, essa despesa deve ser paga pelo Estado – mais especificamente, o ente público potencial beneficiário das ações.
Em 2010, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) disse que a ação popular e a ação civil pública objetivam a proteção de interesse público, a anulação de ato ilegal ou lesivo ao patrimônio público e a restituição do dinheiro desviado do erário, sendo ferramentas de interesse da sociedade.
Ele lembrou que a proposição de ação popular ou civil pública não gera despesa para o poder público. “O eventual custeio de honorário de perito é uma contrapartida razoável do Estado e incentivo à proposição que resulta lucro para a sociedade”, afirmou.
Segundo o parlamentar, não basta dar ao cidadão o direito de proposição de ação popular, porque propor significa gastar com custos de documentos, assistência de advogado e outras despesas. “É questão de necessidade e legalidade proporcionar ao cidadão a gratuidade de perícia para se poder exercitar o direito”, ressaltou Pimenta.
A proposta modifica a Lei 9.289/96, que trata das custas devidas à União na Justiça Federal de primeiro e segundo graus.
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Debate termina em confusão e esposa de candidato denuncia calúnia em Cassilândia
Esposa de candidato a prefeito relatou que foi vítima de calúnia nas redes sociais
Comércio de Campo Grande poderá abrir as portas nos feriados de 11 e 12 de outubro
Os empresários que optarem pelo funcionamento do comércio devem compensar o empregado pelo dia trabalhado com uma folga e pagamento
Abertas inscrições para concurso público com 10 vagas para promotor de justiça
Concurso do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) seleciona para cargo com remuneração inicial de R$ 32.260,69
Vem aí! Anne Hathaway confirma terceiro filme da série ‘O Diário da Princesa’
Atriz revelou aos fãs que ‘O Diário da Princesa 3’ está em desenvolvimento
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.